O Flamengo entrou em campo ontem no estádio Antonio Soares de Oliveira, em Guarulhos, precisando ganhar para manter vivas as chances de acesso à série A2, mas foi atropelado pela equipe visitante. O Corvo sucumbiu ao forte contra-ataque da Santacruzense e perdeu, em casa, por 5 a 2.
A equipe visitante abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo com Washington, que bateu da entrada da área. Porém, o Fla não se intimidou e Felipe Desco empatou aos 15, após receber a bola e tocar no canto esquerdo do goleiro. Com o empate, o Corvo passou a pressionar e, aos 26, Allan lançou Desco nas costas da zaga que chutou cruzado e virou para o Flamengo: 2 a 1.
Os jogadores comandados por Ronaldo Moraes estavam melhores na partida, mas em menos de cinco minutos viu o placar virar. Numa falha da defesa rubro-negra, Neto Mineiro marcou para o Santacruzense, aos 36, após receber sozinho na cara de Enderson. O Flamengo sentiu o empate e, aos 39, Washington recebeu a bola após boa triangulação na entrada da área e chutou cruzado, sem chances para o arqueiro flamenguista.
Indo praticamente a nocaute, o Corvo sentiu outro golpe apenas um minuto depois, novamente com Washington, que recuperou a bola com uma saída errada de Cristovam e, outra vez de fora da área, fez seu terceiro gol e fez o quarto gol dos visitantes. O Fla só voltou a assustar no fim do primeiro tempo em um cabeceio de Pedro Navas após cobrança de escanteio, exigindo boa defesa de Pitarelli.
A equipe do Jardim Tranquilidade voltou melhor na segunda etapa e novamente Felipe Desco marcou para o Corvo. Aos sete minutos o atacante recebeu uma bola nas costas dos zagueiros e tocou no canto direito, sem chance para o goleiro.
A partir daí, o Mengo passou a pressionar, mas, aos 36 minutos, Billy (que acabara de entrar) apareceu sozinho no meio da defesa e selou o placar garantindo o acesso ao Santacruzense. Com o resultado, a Santacruzense que chegou aos 12 pontos garantiu o acesso à Série A2.
A outra vaga ficou com o São Carlos, que ontem à noite empatou em casa com o Osasco por 1 x 1, e chegou a dez pontos. Na última rodada, domingo, o Flamengo termina sua participação nas semifinais enfrentando o Osasco na casa do adversário, enquanto São Carlos e Santacruzense jogam em São Carlos.
“Flamengo não vai jogar a Copa Paulista”, diz Nasser
Depois da partida, que sepultou as chances de acesso do Flamengo à série A2, o presidente do clube, Nasser El Fakih, relatou que o ano flamenguista acabou. “O Flamengo não disputará a Copa Paulista, só vai jogar o sub-20”, disse o mandatário rubro-negro.
O presidente flamenguista assumiu toda a responsabilidade pelo fato da equipe abrir mão da competição que dá uma vaga à Copa do Brasil. “O Flamengo não vai jogar por decisão minha e porque não temos patrocinador. Não tem nada a ver com a parceria com o Corinthians”, disse ele. A vaga do Mengo será ocupada por uma equipe “B” do Timão, que será comandada também por Ronaldo Moraes.
Fakih, aliás, aproveitou para explicar seu ponto de vista sobre o convênio com o clube do Parque São Jorge que, segundo ele, é altamente positivo. “O Corinthians, na verdade, é um patrocinador e o Flamengo não é o Corinthians, como alguns torcedores pensam. Nós temos 100% do controle do time e nada é feito sem a nossa aprovação. Se alguma empresa estivesse nos patrocinando, as coisas seriam da mesma forma”, ressalta.
Sobre a participação do Flamengo na série A3, o presidente vê a campanha rubro-negra com bons olhos. “O time é bom e pelo que penso, faltou experiência aos jogadores. Infelizmente não pudemos reforçá-lo com três ou quatro jogadores e jogamos com o que tínhamos. Mas o time foi bem, porque nossa preocupação era não cair”, finalizou.