Esportes

Flamengo pronto para a estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior

A partida inaugural do grupo V acontece às 14h, com entrada gratuita no estádio Antonio Soares de Oliveira, a casa do Flamengo, no Jardim Tranquilidade

Mesmo com o período de festas, o trabalho foi intenso no Flamengo, nos últimos dias. Isso porque nesta quarta-feira, a equipe estreia contra o Jaguaré, do Espírito Santo, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, tradicional competição que abre o ano do futebol na Capital. A partida inaugural do grupo V acontece às 14h, com entrada gratuita no estádio Antonio Soares de Oliveira, a casa do Flamengo, no Jardim Tranquilidade.

Na última semana de dezembro, o treinador Cláudio Ribeiro definiu com sua comissão técnica os 25 atletas que defenderão o rubro-negro guarulhense na competição e buscarão a inédita classificação para a segunda fase da Copinha. “Utilizamos critérios técnicos e selecionamos dois atletas por posição”, explica o técnico.

Segundo Ribeiro, às vésperas da estreia, o foco é a preparação psicológica, principalmente porque esta é a primeira grande competição de muitos jogadores. “Dentro das condições que temos para trabalhar, a condição física não me preocupa, agora temos que trabalhar a cabeça deles. São jogadores tecnicamente muito bons, mas ainda falta experiência”, analisa.

Por isso, dois atletas do elenco terão uma responsabilidade maior neste ano. Apolo e Lucas Tavares disputaram a Copinha no ano passado, quando o Flamengo foi eliminado na última rodada, e estarão no elenco desta edição.

Desde as 18h de ontem, o plantel e a comissão técnica do Corvo já estão acomodados no hotel Mônaco, na região central, junto com as demais equipes (Grêmio Prudente, Jaguaré e Vitória). Mas o conforto é um momento de exceção perante as dificuldades enfrentadas pelo rubro-negro na preparação para o torneio.

Dificuldades -E a chuva foi a vilã. Vários treinos foram cancelados ao longo da pré-temporada por conta do mau tempo no município. “Com o excesso de chuvas fica praticamente impossível trabalhar. Tínhamos que recorrer à academia”, conta Ribeiro. Além disso, o Corvo sofreu com problemas de condução, já que o único ônibus do clube está em manutenção.

Por outro lado, apesar de boa parte dos treinos acontecerem no campo de terra do Padre Bento, o Mengo pode utilizar o gramado do Antonio Soares de Oliveira, o Ninho do Corvo, em quatro oportunidades.

Outra fator que incomoda é a falta de informações dos adversários. “Do Jaguaré não encontramos nada. Como o Grêmio Prudente é o segundo jogo, poderemos vê-los em campo, assim como Vitória, que assistiremos duas vezes antes de enfrentá-los”, afirma Ribeiro.

 

Posso ajudar?