Esportes

Flamengo se prepara para virar o “Corinthians” de Guarulhos em 2011

O treinador do time, o colombiano Freddy Rincón, esteve nesta segunda-feira em Guarulhos com sua comissão técnica conhecendo as instalações da academia Acqua Sports

Após o fracasso do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior – na qual se despediu sem marcar sequer um gol -, a temporada 2011 do quadro profissional está prestes a começar para o rubro-negro guarulhense. O treinador do time, o colombiano Freddy Rincón, esteve nesta terça-feira em Guarulhos com sua comissão técnica conhecendo as instalações da academia Acqua Sports.

O elenco do Corvo está praticamente fechado, com 29 atletas, provenientes de uma mescla de jogadores encostados no Corinthians, integrantes da categoria sub-23, sub-20 e também que defenderam o alvinegro na Copinha até este sábado.

Destes, três atletas do Flamengo (o meia Erick e os atacantes Bruninho e Tiago Andrade) foram integrados ao elenco do Corinthians e tiveram 50% dos seus direitos federativos repassados ao Timão. A apresentação oficial deve acontecer ainda nesta semana, no estádio Antonio Soares de Oliveira.

O acordo entre o alvinegro e o time de Guarulhos terá a duração de um ano, prorrogável por mais um ano. Com isso, o gerente de futebol amador do Corinthians, Afonso Armonia, que costurou o acerto em regime de comodato, garantiu que o elenco representará o Flamengo também na Copa Paulista, em caso de conquista da vaga, no segundo semestre.

Segundo Armonia, todas as categorias de base do Corinthians treinarão em Guarulhos e, além da equipe principal, uma das categorias menores também atuará com a camisa do Flamengo.

Para o torcedor que teme a perda da identidade do Corvo com a cidade e até mesmo a mudança do nome – como aconteceu com o J. Malucelli do Paraná, que se tornou o Corinthians Paranaense -, o dirigente garante: “Isso não vai acontecer. A intenção é fortalecer o nome do clube, tanto que formamos o elenco para subir para a A2”.

Nova camisa – A reportagem apurou que os dirigentes alvinegros costuram um acordo para que a italiana Lotto seja a fornecedora esportiva do Flamengo. Assim, a primeira camisa seria totalmente branca, enquanto a segunda seria totalmente vermelha, perdendo a característica rubro-negra.

Como parte do acordo, o Corinthians entra com o investimento da construção da academia, da sala do departamento médico e da cozinha nova no clube, além dos quartos do alojamento.

Nos bastidores, a diretoria alvinegra também trabalha para liberar a quarta arquibancada.

Rincón garante raça em campo

O colombiano Freddy Rincón está vacinado contra a desconfiança da torcida guarulhense sobre a identificação do clube. “A identidade com a cidade virá se cumprirmos dentro de campo e fizermos um bom trabalho, a torcida terá orgulho do time”, afirma.

Para o ex-capitão do Corinthians, alguns atrasos atrapalharam na preparação, como a montagem da equipe a poucos dias da estreia, porém, dentro de campo, a torcida pode esperar outra postura em relação ao último ano. “O Flamengo tem uma torcida carente, talvez pela falta de títulos ou estabilidade. Nós temos que agradar em campo, o time tem que ser guerreiro, jogando bem ou não”, definiu.

Posso ajudar?