Depois de um primeiro turno pífio, quando terminou na zona de rebaixamento com apenas 33,3% de aproveitamento, o Flamengo só chegou à próxima fase devido ao excelente aproveitamento no segundo turno. Hoje, o time chega à semifinal como o melhor entre os quatro classificados de seu grupo.
Dos 27 pontos disputados nos jogos de volta, o Corvo conquistou 17. Foram cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, representando 63% de aproveitamento, quase o dobro do que fez no primeiro turno, quando venceu três vezes, não empatou e sofreu seis derrotas. “Eu não vi as estatísticas, mas é claro que vejo com alegria, até porque, estávamos tensos e preocupados no fim do primeiro turno”, disse Nasser El Fakih, presidente do Flamengo.
As outras equipes do grupo não tiveram grandes oscilações na competição. O Osasco – oponente do Mengo na primeira fase – teve cinco vitórias, um empate e três derrotas no primeiro turno e apresentou uma leve queda nos jogos de volta: foram quatro vitórias, dois empates e três derrotas. O São Carlos teve um returno idêntico ao do Osasco, mas nos jogos de ida teve quatro vitórias, três empates e duas derrotas.
Único time a não sofrer derrotas no primeiro turno, o Santacruzense empatou cinco vezes e venceu quatro. Já na segunda metade da primeira fase, a equipe de Santa Cruz do Rio Pardo também conseguiu quatro vitórias, empatou em três oportunidades e, assim como o Flamengo, sofreu duas derrotas.
Diretoria ainda não definiu ações para o restante do Paulista e segundo semestre
Após a vitória sobre o Paulínia, quando conquistou a classificação, o Corvo agora pensa no acesso à A2. E, por enquanto, é só isso. “Hoje (ontem) definimos que a reunião entre a diretoria do Flamengo e nossos parceiros será na quinta-feira (amanhã)”, disse Fakih. Segundo o mandatário do clube, a reunião servirá para aprovar as diretrizes do Mengo a partir de domingo.
“Vamos tratar de todos os assuntos, tanto os que se referem a rotina dentro de campo, como o extra-campo”, informou.
Na pauta da reunião deverá entrar a participação, ou não, do Flamengo na Copa Paulista, torneio disputados durante o segundo semestre, o qual dá ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil. “Prefiro não adiantar nada sobre esse assunto. A única coisa que posso falar é que a equipe sub-20 vai disputar o Paulista da categoria”, finalizou Fakih.