Cidades

Fogo destrói barracas ocupadas por moradores de rua na praça das Pedras

No início da madrugada desta segunda-feira, 8, dois moradores de rua foram surpreendidos com o fogo que tomou conta das duas barracas improvisadas, que haviam sido em locais distintos da praça Gilberto Van Mills – conhecida como praça das Pedras -, no Macedo.  Os dois jovens não se feriram e passaram a caminhar pelas imediações somente com as roupas do corpo, já que não conseguiram retirar nada.  O fogo, iniciado por volta da 1h, chegou a atingir algumas árvores próximas. Apesar da chuva que caía, só foi debelado com a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros. 
 
Como estavam em pontos bem distintos da praça, o fogo deve ter sido ateado por uma terceira pessoa, que poderia ser algum desafeto dos dois ou por pessoas que não se conformavam com a permanência das barracas na praça, há mais de dois meses. Durante o dia, além dos dois moradores, diversos outros homens e mulheres vinhas se concentrando na praça, utilizando os espaços para estender roupas e fazer refeições. 
 
Em 14 de dezembro, o GuarulhosWeb havia mostrado o problema. Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) não respondeu especificamente sobre o problema localizado na praça no Macedo. Informou que iniciou em junho o cadastramento e mapeamento da população em situação de rua presente hoje no município. A ação está sendo realizada em parceria com a ONG conveniada S.O.S. Família São Geraldo, que tualmente realiza o Serviço Especializado em Abordagem Social. 
 
Ainda segundo a pasta, foi “constatado o crescimento dessa população na cidade, muitas vezes como reflexo de outras políticas municipais de caráter higienista, o atual governo tem priorizado a ampliação de vagas em Serviços de Acolhimento Institucional Adulto e a ampla cobertura dos Serviços da Rede Socioassistencial municipal. Um exemplo dessas ampliações foi a inauguração do novo Serviço de Acolhimento Institucional do Taboão no mês passado. Até o final de 2018, a Prefeitura pretende  inaugurar mais um Serviço nessa mesma modalidade, levando a cabo o reordenamento do Serviços Socioassistenciais previstos pela Política Nacional de Assistência Social”.

Posso ajudar?