Roteiros

Folia de reis chega neste sábado na cidade

Apresentação acontecerá na sede do Naja Moto Clube, na rua Constantino Burato, 600, Vila Barros

Neste sábado, acontece a tradicional chegada da companhia de folia Os Mensageiros dos Santos Reis, a partir das 11 horas, na sede do Naja Moto Clube, na rua Constantino Burato, 600, Vila Barros.

Depois de mais de dois meses de peregrinação por residências do município e de outras cidades, como Mairiporã, Nazaré Paulista, Osasco, Barueri e Itapevi – o chamado giro de folia de reis -, a festa é um reencontro de foliões, donos de casas visitadas e apreciadores da cultura popular.

Um dos grupos folclóricos mais antigos da cidade, Os Mensageiros dos Santos Reis mantêm a tradição há mais de trinta anos. A companhia, uma das vertentes culturais de Os Favoritos da Catira, iniciou o giro em 13 de novembro com saída da casa do mestre e idealizador da companhia, Oliveira Fontes.

As folias de reis são manifestação de devoção religiosa que representa a peregrinação dos Três Reis Santos, ou Reis Magos, ao encontro do recém-nascido Menino Jesus, em Belém, na Palestina. O grupo guarulhense canta em coral as toadas de adoração, louvação e saudação aos donos das casas que visitam. Acompanhada de viola caipira, violão, rabeca ou violino, cavaquinho, caixa de folia e pandeiro, leva à frente a adornada bandeira da companhia, onde são colocados pedidos e agradecimentos.

Na bandeira estão representadas a figura do Divino Espírito pela pomba branca e imagens por semelhança dos santos do contexto da folia. Sustentada por um cetro e enfeitada por fitas coloridas, que representam Jesus (branca), rosa (Santa Maria), azul (São José), amarela (Melquior e o ouro) verde (Gaspar e incenso) e vermelha (Baltasar e mirra). O ouro representa a realeza (além de providência para a futura fuga ao Egito), o olíbano (incenso) para um sacerdote, simbolizando a espiritualidade, e a mirra para um profeta (usada para embalsamar corpos, representa a imortalidade).

É tradição de Os Mensageiros dos Santos Reis a participação dos conhecidos "palhaços", personagens que remetem aos defensores do Menino Jesus, soldados do Rei Herodes convertidos ao cristianismo. Estes soldados distraíam com brincadeiras e pirotecnias outros componentes da guarda real que tentavam encontrar Jesus a mando de Herodes, propiciando à Santa Maria e a São José a fuga com o recém-nascido. O Evangelho de Mateus diz que José, avisado em sonhos a respeito do plano, foge com Maria e o menino para o Egito.

Posso ajudar?