Agentes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam nesta terça-feira (15) um homem foragido da Justiça por não pagamento de pensão alimentícia. A equipe em patrulhamento preventivo com motocicletas na região central da cidade foi acionada pelo Centro de Operações e Inteligência (COI). O foragido foi detectado pelo sistema Muralha GRU, uma tecnologia que por meio da identificação eletrônica das placas faz o controle veicular eficiente de quem circula pela cidade.
O sistema Muralha GRU está integrado no COI ao programa Detecta, do Governo do Estado, e as informações coletadas são utilizadas pelas forças de segurança da GCM, da Polícia Militar e da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos.
Neste caso, o veículo em nome do procurado, assim que passou por uma das câmeras instaladas pela Prefeitura nas principais vias de acesso da cidade, disparou um sinal sonoro de alerta. Os agentes da GCM localizaram o veículo conduzido pelo foragido na avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, sendo apresentado à autoridade no 1° Distrito Policial, que ratificou a prisão e lavrou boletim de ocorrência por captura de foragido.