Estadão

Forças de segurança da Jordânia matam três, incluindo dois foragidos

As forças de segurança da Jordânia mataram três homens, incluindo dois prisioneiros foragidos, em tiroteio numa parte remota do país, disseram autoridades neste domingo, 09.

O Departamento de Segurança Pública disse que os dois detentos fugiram recentemente da cadeia, dando início a uma busca que terminou com o tiroteio. O terceiro homem morto tinha supostas ligações com um grupo militante e era procurado por crimes não divulgados, disse o órgão.

Um dos dois presos foi acusado de conexão com o assassinato de um policial em 2022.

O oficial, Abdul Razzaq Abdel Hafez Al Dalabeh, foi morto durante confrontos com manifestantes devido ao alto preço dos combustíveis. Três outros policiais foram mortos enquanto tentavam prender suspeitos em conexão com a morte de Al Dalabeh.

Um comunicado do Departamento informou que o tiroteio de sábado, 08, ocorreu em uma área acidentada no Sudeste do país. Informou ainda que as autoridades estão investigando como os dois homens escaparam da prisão.

A região onde Al Dalabeh foi morto é uma área empobrecida e marginalizada do país com alto índice de desemprego. No passado, houve manifestações de apoio ao grupo militante Estado Islâmico na área.

No ano passado, ocorreram alguns dos piores levantes que a Jordânia experimentou nos últimos anos, depois que motoristas de caminhão iniciaram uma greve por causa do aumento do preço do combustível. Greves e protestos se espalharam por várias cidades e os manifestantes entraram em confronto com a polícia.

A Jordânia é um aliado próximo do Ocidente e há muito é vista como uma ilha de estabilidade em uma região turbulenta.

Fonte: Associated Press

Posso ajudar?