No próximo dia 20, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) que reúne todos os órgãos de segurança pública atuantes em Guarulhos, se reunirá para definir como será a operação contra o crime visando as festas de fim de ano. A decisão da reunião e das operações que serão realizadas veio após encontro na semana passada envolvendo as polícias militar e civil, Guarda Civil, Conselhos de Segurança, o corregedor dos presídios de Guarulhos e juiz de direito da Vara de de Execuções Criminais, Jayme Garcia dos Santos Junior e o prefeito Sebastião Almeida.
O GGI-M fez levantamento dos principais problemas de segurança pública na cidade e, o prefeito Sebastião Almeida mencionou, inclusive, sua preocupação com um problema revelado com exclusividade pelo HOJE através de um estudo feito pelo Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar (CPA-M7): o grande número de pessoas que estão vivendo em favelas e situações precárias na cidade.
Conforme matéria publicada no último dia 4, mais de 123 mil pessoas no município moram atualmente em 91 favelas da cidade detectadas através de mapeamento feito pela PM. O número equivale a mais de 10% da população guarulhense. "Estes núcleos habitacionais ocasionam uma série de problemas sociais e de segurança pública", disse Almeida. Para a próxima reunião ficou definido que todas as forças de segurança da cidade irão trabalhar integradas.