Policial

Forças de segurança em Guarulhos terão comunicação integrada a partir deste mês

Polícia Civil, GCM e PM passarão a atuar em conjunto para melhorar policiamento

Falta de comunicação entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Este foi um dos temas tratados na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) que aconteceu na semana passada. Para resolver o problema, a partir deste mês, todas as ocorrências de relevância que caírem no Centro de Operações da PM (Copom) serão retransmitidas para a Polícia Civil e para a GCM.

"O que acontece é que viaturas da PM, GCM e Civil rodam o dia todo pela cidade inteira e, muitas vezes, uma ocorrência de relevância entra em nosso centro de operações e não temos uma viatura da PM próxima ao local, mas sim, uma viatura da GCM ou da civil. Com essa comunicação integrada, tanto policiais civis, quanto guardas municipais, poderão ser informados de uma ocorrência de relevância na área de sua cobertura", explicou o porta voz do CPAM-7, capitão Rodrigo Paim de Carvalho. "E muitas vezes já estamos atendendo uma ocorrência e um viatura da GCM ou Polícia Civil passa pelo local e não sabe o que está acontecendo. Isso servirá para não pegar ninguém de surpresa", acrescentou.

A iniciativa não fará com que a freqüência de comunicação via rádio entre as forças de segurança volte a ser por um canal aberto, e sim, uma atribuição que ficará por conta do Copom e que avisará as centrais da Polícia Civil e GCM que repassarão as informações para o seu efetivo. "A comunicação continuará codificada, isso não mudará. Atualmente os chamados que entram pelo 190 (número de telefone da Polícia Militar), nem a Guarda Civil e nem a Plícia Civil tinham acesso. Nos casos de relevância, agora terão", informou Paim.

A medida foi aprovada pelo secretário de segurança de Guarulhos, João Dárcio Ribamar Sacchi, José João Bezerra Bicudo (corregedor da GCM), Luiz Carlos Barreto (comandante GCM), coronel Rui Conegundes de Souza (comandante do CPAM-7), tenente coronel Minoru Iamashita (comandante do 5ºgrupamento do Corpo de Bombeiros), e o delegado Paulo Pereira de Paulo (Delegacia Seccionalde Polícia Civil).

PM promete aumentar efetivo na rua

No encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) que reúne os representantes das forças de segurança em Guarulhos, na semana passada, ficou decidido também o esquema de policiamento que a Polícia Militar fará nas ruas com maior aglomeração de pessoas devido as compras de fim de ano. Denominada "Operação Papai Noel", policiais militares que atualmente trabalham em setores administrativos, reforçarão o efetivo de patrulhamento já existente. "Não definimos ainda o número de policiais que serão destacados ao patrulhamento, mas o efetivo aumentará nas regiões de comércio, principalmente na região central", disse o porta voz do CPAM-7, capitão Rodrigo Paim de Carvalho.

Posso ajudar?