Cinema

Ford exibe “carros falantes”, com sistema de prevenção de colisões

Tecnologia da montadora permite comunicação entre veículos e até acesso à internet

Durante um encontro do Projeto CoCarX (Co-operative Cars Extended), a norte americana Ford mostrou os avanços em sua pesquisa de desenvolvimento de veículos "inteligentes". Com início em 2009, o programa conhecido como "carros falantes" busca desenvolver veículos com um sistema de comunicação entre si. Dessa forma, os novos carros poderiam enviar e receber dados sobre condições de estradas e trânsito. A Ford usa a rede de troca de dados LTE (Long Term Evolution) para a nova tecnologia.

O novo sistema utiliza redes locais de rádiofrequência e ondas de celular para criar a comunicação entre os veículos. Na demonstração, dois modelos Ford S-MAX mostraram as aplicações da nova comunicação. Se um dos carros dá uma freada brusca, por exemplo, o sistema do veículo de trás é alertado em menos de 100 milissegundos. A proximidade entre os carros traz vantagens em relação a outros sistemas de localização e alerta. Como a rede de operação é de banda larga, os usuários poderão baixar arquivos digitais do banco de trás enquanto o motorista dirige.

Entre as opções que a Ford já comercializa, está o Active City Stop, que freia automaticamente caso detecte uma colisão iminente. Já o Lane Keeping Aid aplica uma pequena força no volante para avisar o motorista caso um carro próximo mude bruscamente de faixa. Em longo prazo, as pesquisas da Ford pretendem criar mecanismos para prevenir acidentes. Através de sistemas como LTE, a empresa pretende interligar um grande número de veículos e criar uma rede de comunicação que diminua congestionamentos e diminua a emissão de poluentes.

Posso ajudar?