Depois de quase dois anos de anúncios, a Ford finalmente lançou seu compacto Ka, modelo que surgiu em 1997 como subcompacto popular, mas hoje pode custar até R$ 47.490. Tudo bem que o novo carro não tem nada, além do nome, daquele modelo da década de 90, mas chega com preços bem salgados, maiores até que outros modelos médios disponíveis no mercado.
O compacto chega com duas carrocerias, ambas com quatro portas, o Novo Ka e o Novo Ka+, o primeiro hatch e o segundo sedã, com os motores 1.0 TiVCT 12V Flex (três cilindros) e 1.5 16V Flex.
O Novo Ka SEL sai por R$39.990 com motor 1.0 e R$44.990 com motor 1.5. O Novo Ka+ SEL, com os mesmos itens, fica em R$42.490 na versão 1.0 e R$47.490 com motor 1.5.
Os dois modelos já vêm equipados de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Têm três anos de garantia e preço a partir de R$35.390 no hatch e R$37.890 no sedã. Mas a versão mais completa beira os R$ 47,5 mil.
A Ford oferece como itens opcionais o controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA) e sistema de conectividade SYNC Media System com comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.
Segundo divulga a Ford, o Novo Ka e o Novo Ka+ seguem as tendências da nova linha global da marca. A frente aerodinâmica, com grade trapezoidal e faróis alongados, traz elementos que identificam o carro com o DNA de estilo da Ford. A carroceria exibe linhas fortes e vincos. A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombras e transmitem agilidade. A linha de cintura é alta, sem tirar a visibilidade na cabine. A traseira tem para-choques envolventes e lanternas de linhas arrojadas, compondo um conjunto robusto e esportivo.
Ainda segundo divulga o fabricante, a cabine em estilo cockpit cria uma sensação envolvente para o motorista, com volante ergonômico, banco com bom apoio lateral, comandos de fácil acesso e intuitivos. O painel de linhas modernas, o console integral e os 21 porta-objetos distribuídos na cabine trazem conforto e praticidade a bordo.
O motor Ford 1.0 TiVCT, de três cilindros, gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina. Faz 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada.
O motor Sigma 1.5 16V Flex tem potência de 110 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 146 Nm (@ 4.250 rpm) com etanol e potência de 105 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 143 Nm (4.250 rpm) com gasolina. Faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.
O porta-malas conta com abertura elétrica de série, comandada pelo controle remoto da chave ou botão no painel. Ele acomoda 257 litros no hatch e 445 litros no sedã, com espaço totalmente aproveitável e ganchos laterais para sacolas.
Versões e preço
A versão SE vem equipada com: ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection Gen.3 com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas. O hatch Novo Ka SE custa R$35.390 com motor 1.0 e R$40.390 com motor 1.5. O sedã Novo Ka+ SE com os mesmos equipamentos sai por R$37.890 com motor 1.0 e R$42.890 com motor 1.5.
A versão SE Plus acrescenta vidros elétricos traseiros e sistema de conectividade SYNC. Nessa configuração, o Novo Ka SE Plus tem preço de R$37.390 com motor 1.0 e R$42.390 com motor 1.5. Já o Novo Ka+ SE Plus sai por R$39.890 com motor 1.0 e R$44.890 com motor 1.5.
A versão de topo SEL vem ainda com: controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas (HLA), rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, acabamento SEL, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.
O Novo Ka SEL sai por R$39.990 com motor 1.0 e R$44.990 com motor 1.5. O Novo Ka+ SEL, com os mesmos itens, fica em R$42.490 na versão 1.0 e R$47.490 com motor 1.5.