Prestes a comemorar uma década no mercado brasileiro, o Ford EcoSport se prepara para, enfim, se tornar um utilitário esportivo de verdade. Pelo menos no visual. Na semana passada, o fabricante fez a apresentação mundial do que está chamando do primeiro carro global da marca, desenhado na América do Sul, mais precisamente no centro de desenvolvimento de Camaçari, na Bahia.
O novo carro ainda demorará alguns meses para chegar às revendas. Porém, já sinaliza que a atual família do EcoSport, que na verdade é um derivado do compacto Fiesta (o antigo), está com os dias contados, apesar da recente reestilização, que não passou de um face lift no ano retrasado.
O objetivo da Ford, ao tornar o EcoSport como o veículo global mais recente da família One Ford, é garantir um produto sul-americano inovador, um modelo-chave para a expansão da presença da Ford nos principais mercados em crescimento do mundo, incluindo Índia e Brasil, entre outros.
Segundo o fabricante, o novo utilitário esportivo compacto, baseado na plataforma do New Fiesta, foi projetado para combinar o melhor da categoria em design, tecnologia, qualidade, segurança e atrair uma nova geração de consumidores em diferentes mercados globais. Além do visual futurista, o carro recebeu inovações técnicas, a começar na estabilidade do chassi, reforçada pela construção robusta da carroceria, com elevada rigidez torcional e alto nível de proteção para os ocupantes.
Adeus estilo "quadrado"
O novo EcoSport aposenta seu estilo quadrado. Apresenta formas totalmente novas e contemporâneas que transmitem confiança, combinando grande refinamento e espírito de aventura dentro de um conjunto moderno e inteligente. O visual robusto e elevado passa a impressão de se tratar de um veículo maior, sem perder a agilidade e praticidade de um carro compacto.
As linhas fluidas e dinâmicas do novo EcoSport são influenciadas pela nova linguagem de design global Kinetic da Ford, com superfícies refinadas. A grande grade dianteira trapezoidal é outra característica importante do DNA de design da marca.
Colunas frontais (pilares A) inclinadas, capô curto e janelas laterais de grafismo diferenciado ajudam a criar um visual esportivo e contemporâneo. Os faróis oblíquos reforçam a modernidade do seu estilo.Colunas laterais (pilares B) com acabamento em preto dão à área das janelas um formato contínuo, que contribui para a aparência limpa e robusta do veículo.
A linha de cintura musculosa, formada pelos vidros e vincos das portas, desenha uma curva ascendente que avança em direção à traseira, refletindo a qualidade do seu comportamento dinâmico.A traseira é marcada pelo vidro amplo, que envolve as laterais e as lanternas de formato oblíquo. A motorização da nova EcoSport, que ainda não tem data definida para ser lançada no Brasil, não foi definida.
Força sob novo formato
O novo EcoSport foi projetado para oferecer um desempenho equilibrado tanto no asfalto como em terrenos fora de estrada e é ideal para o consumidor urbano que deseja versatilidade para escapar da cidade. Desenvolvido dentro de padrões de classe mundial, usando o sistema Ford de desenvolvimento global do produto, o modelo de nova geração traz características que os consumidores de todo o mundo procuram:
Criatividade – Novas tecnologias e recursos criados pela Ford terão um papel central na experiência de dirigir um EcoSport. Ele vai oferecer equipamentos normalmente não encontrados nessa categoria de veículo.
Sustentabilidade – A eficiência energética foi um fator chave no processo de desenvolvimento, já que a Ford estabeleceu como meta para o veículo oferecer a maior economia de combustível do segmento. A oferta global de motores dará continuidade à tradição do EcoSport de contar com a opção de versões flex em mercados chaves como o Brasil.
Segurança – O novo EcoSport foi desenvolvido para atender os padrões mais exigentes de segurança nos vários mercados em que será vendido. Sua carroceria com peso otimizado e alta resistência, desenvolvida com ferramentas de design e softwares avançados, combina zonas programadas para absorção de energias de impacto com uma célula extremamente rígida de proteção dos ocupantes.
Qualidade – O novo EcoSport vai entregar níveis surpreendentes de qualidade e acabamento, refletindo seu design e engenharia de classe mundial. Para os consumidores, isso se traduz em superfícies bem acabadas e com ajuste perfeito, tecidos atraentes e agradáveis ao toque e um interior silencioso e moderno. O baixo custo de manutenção e a grande durabilidade foram outras prioridades no processo de desenvolvimento.