Cidades

Formação sobre inclusão e acessibilidade reúne 120 funcionários do transporte urbano

Uma experiência difícil e única. Essa foi a frase que aproximadamente 120 condutores e cobradores do transporte urbano de Guarulhos definiram sobre a aula inaugural da formação “Desperte seu Olhar Inclusivo”, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos, por meio das Subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão e de Políticas para o Idoso, nesta segunda-feira (5), no auditório da Secretaria de Educação. A atividade, realizada com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, teve como objetivo destacar o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência. Na oportunidade, agentes de trânsito que concluíram a formação receberam certificados.
 
O curso, que faz parte do programa “Desperte seu Olhar Inclusivo” e tem duração de quatro horas, destinou uma parte para orientar os participantes quanto aos tipos de deficiência e as terminologias corretas, o perfil da pessoa idosa e o processo de envelhecimento. Na finalização do curso, os participantes foram submetidos a uma vivência externa, simulando situações do cotidiano para que pudessem sentir na pele as dificuldades encontradas pelos idosos ou pessoas com deficiência no transporte público.
 
Com os olhos vendados e utilizando cadeiras de roda os operadores de transporte urbano foram até dois coletivos cedidos pela Viação Campo dos Ouros, estacionados no entorno da Secretaria de Educação, para completar a atividade. “Essa experiência foi muito válida. A maior dificuldade foi subir no elevador do ônibus, mas a gente vai aperfeiçoando”, afirmou Paulo Cordeiro, da empresa Viação Campo dos Ouros.
 
Sensibilização
A aula inaugural contou com as presenças do secretário de Direitos Humanos e subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, que representou o prefeito Guti; do subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias; o vereador Lameh Smeili; representantes das empresas de ônibus Viação Urbana, Vila Galvão e Campo dos Ouros e da Guarupas.
 
Em sua saudação, Toninho Messias observou que o município tem quase 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência e que o propósito da atividade “é a inclusão e sensibilização dos motoristas no atendimento desse público”.
 
O secretário de Direitos Humanos, Walid Shuqair, agradeceu as empresas participantes e deixou claro que o objetivo do curso é encontrar o equilíbrio e a harmonia entre o usuário do transporte público e o prestador do serviço. “Somos defensores dos usuários, mas também sabemos dos seus deveres. Queremos também ter a oportunidade de ouvir os condutores sobre o que se passa na ponta e repassar aos idosos e as pessoas com deficiência. Temos que ouvir os dois lados e encontrar um ponto de equilíbrio”, afirmou.
 

Posso ajudar?