As fortes chuvas e ventos esperados para atingir o estado de São Paulo desde a noite desta sexta-feira e neste sábado se deslocaram para Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desta forma, Guarulhos, assim como toda região metropolitana de São Paulo e interior, deve ter um cenário mais ameno do que o previsto nos últimos dias. É o que indica um novo alerta da Defesa Civil na manhã deste sábado (19).
A propagação de uma frente fria mantém as condições para chuvas, mas elas devem ter intensidade variando de fraca a moderada, principalmente no período da tarde.
Na tarde desta sexta (18), algumas regiões do estado enfrentaram precipitações com maior intensidade. Defesa Civil, governo e prefeituras acompanham a situação. Presidente Prudente, por exemplo, teve chuvas fortes com raios e vento.
“Os modelos meteorológicos estavam indicando risco para acumulados meteorológicos elevados, porém, o sistema ganhou força apenas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um cenário bem mais ameno no estado de São Paulo. Felizmente os acumulados ficaram abaixo do esperado devido à esse cenário”, diz nota da Defesa Civil.
Ainda de acordo com a nova previsão, os municípios paulistas na divisa com Minas Gerais devem receber chuvas de intensidade moderada.
A manhã de sábado na capital paulista começou com tempo fechado e chuviscos isolados. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), há previsão de chuva fraca a moderada durante todo o dia, principalmente durante a tarde.