Realizado desde 2008, o Fórum Empresarial Regional, do Grupo RBCOM, voltou ontem à etapa guarulhense inovando com um novo formato, ao trazer um pocket show no fim do encontro promovendo um networking entre os participantes, além da abertura de discussões nos intervalos das palestras.
O evento contou com a participação do coordenador do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), José Renato Ferreira de Almeida e do comentarista de economia da TV Globo e âncora da Rádio CBN, Carlos Alberto Sardenberg.
Idealizado por Rodrigo Barros, o evento agora conta com a participação da Momentum. "Nós vendemos metade do negócio à agência de promoções da W/McCann, que não tinha eventos próprios até o ano passado. Eles compraram um produto pronto, já em funcionamento e com um diferencial: não há eventos regionais como esse, fora do eixo Rio – São Paulo", disse.
Sobre a nova fase na qual vive o Fórum, o empresário mostrou-se feliz e satisfeito com o novo rumo do evento. "Especificamente hoje (ontem) confesso que é um dia especial, porque estamos inaugurando um novo momento na cidade onde tudo começou e se esse evento se consolidou é porque o empresariado da cidade apoiou", avalia Barros.
O empresário, entretanto, espera ir além das discussões e palestras. "A partir do próximo semestre, nós queremos levar propostas efetivas de desenvolvimento conforme a demanda de cada região e expandir o evento ao Rio de Janeiro no ano que vem, levando o Fórum a seis cidades", comentou.
O apresentador citou a explanação realizada por José Renato Ferreira, coordenador do Prominp. "A ideia é fazer com que os empresários saibam como o petróleo está inserido na cadeia produtiva do país e como as indústrias poderão ‘surfar essa onda", diz.
Empresários ouviram sobre oportunidades na cadeua produtiva do petróleo
Convidado do Grupo RBCOM para uma explanação, o coordenador do Prominp, José Renato Ferreira fez a palestra "As oportunidades do setor petrolífero no país".
O funcionário da Petrobrás veio mostrar aos empresários locais que o petróleo está ganhando uma nova dimensão na economia nacional. "O que queremos é mostrar ao setor produtivo os benefícios do petróleo", ressaltou.
Mesmo sem citar as descobertas brasileiras do pré-sal, Ferreira frisou a importância da preparação das empresas brasileiras em atender a crescente demanda. "Teremos necessidade de bens de serviços, além de demandas de amplo espectro, como, por exemplo, a indústria metal-mecânica, vestuário e alimentação. A rede de produção é muito grande e é importante conhecer suas necessidades", explicou.
Para ilustrar a nova realidade dos investimentos no setor petrolífero, Ferreira usou números que expressam um salto nas cifras. "Em 2003, a Petrobrás investiu U$ 5,8 bilhões no crescimento e em 2010 foram aplicados U$ 42,5 bilhões. Isso significa novos postos no mercado de trabalho e a expectativa é que os investimentos continuem crescendo", disse ele.
Outro apontamento feito pelo chefe do Prominp é a importância da entrada do investidor estrangeiro no processo de crescimento. "Hoje a iniciativa é ir ao exterior e convencer as empresas estrangeiras a investirem no Brasil através de associações com produtores nacionais, gerando mais emprego no país", acredita.