Cidades

Foto de 30 anos mostra grandiosidade da construção do “shopping abandonado” na Vila Fátima

Uma foto de 1992, propriedade do Arquivo Histórico Municipal, mostra a grandiosidade da obra para a construção do que seria o maior shopping de Guarulhos, que só tinha o recém-inaugurado Poli Shopping, no calçadão da Dom Pedro, como opção de centro de compras e entretenimento. Entretanto, a inauguração do estabelecimento, localizado na avenida Otávio Braga de Mesquita, nunca aconteceu.

A grande edificação é de propriedade do Grupo Sá Cavalcante. Inicialmente, no fim da década de 1980, a área era destinada a abrigar um shopping center. Problemas econômicos e legais impediram que o negócio saísse e, desde então, o prédio é um verdadeiro “elefante branco” na Vila Fátima. Escuro, com mato alto e alvo fácil para práticas ilícitas.

Em 2009 um movimento do então vereador Eduardo Carneiro cogitou transformá-lo em um centro administrativo e abrigar secretarias e coordenadorias. A ideia foi rechaçada pela administração de Sebastião Almeida. Nove anos depois o mesmo parlamentar tentou convencer a atual administração a fazer o mesmo. Um grupo técnico de trabalho para analisar a indicação de Carneiro, formado por representantes de várias secretarias (Governo, Fazenda, Justiça, Meio Ambiente, Transportes e Trânsito, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos) constatou a inviabilidade da sugestão.

Posso ajudar?