Quem nunca trabalhou ou simplesmente foi fazer compras no Centro e, em um fim de tarde, se juntou à multidão para esperar um ônibus no famoso “Pontão da Dom Pedro”? Apesar de não existir mais, muitos guarulhenses ainda se lembram com tons de saudosismo do local, que recebia ônibus para diversos bairros do município.
Antes da construção do ponto, o local abrigou uma praça, que teve uma série de nomes, como Largo do Rosário, por conta da Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, depois para Cerqueira César e, em 1932, recebeu o nome de João Pessoa. Ainda na década de 30, com a construção do Clube Recreativo, foi batizada de Conselheiro Crispiniano. Posteriormente, com a pavimentação, passa a ser conhecida como “Pontão da Dom Pedro”.
O Calçadão continua como maior referência em compras para os guarulhenses. Contudo, com o fim do “pontão”, a demanda se espalhou para tomar as conduções. Os ônibus param na avenida Monteiro Lobato, nas ruas João Gonçalves, Felício Marcondes, Capitão Gabriel, entre outras vias importantes do Centro.