As forças russas ameaçaram abater um avião de vigilância francês que patrulhava o espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro. Trata-se de um sinal do comportamento cada vez mais agressivo de Moscou, à medida que a invasão da Ucrânia luta para avançar, disseram autoridades de defesa francesas hoje.
"Um sistema de controle de tráfego aéreo russo ameaçou abater aeronaves francesas no Mar Negro quando estávamos em uma zona internacional livre", disse o ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu.
Um porta-voz militar francês, coronel Pierre Gaudillière, disse que Lecornu estava se referindo a um "incidente sem precedentes" ocorrido em meados de novembro. "Através de uma troca de rádio, pilotos foram ameaçados pelos russos", disse Gaudillière. "Foi uma troca de rádio particularmente agressiva", acrescentou.
Duas outras autoridades disseram que a conversa foi em inglês e que o controle de tráfego aéreo russo disse que suas forças iriam "destruir" a aeronave francesa. As autoridades falaram sob condição de anonimato.