Noticia-geral

Francischini deixa cargo de secretário de Segurança do Paraná

Apontado como um dos principais responsáveis pelo confronto ocorrido no Centro Cívico, em Curitiba, no dia 29 de abril, quando 213 manifestantes – a maioria professores – e 21 policiais ficaram feridos, Fernando Francischini deixou o cargo de secretário estadual de Segurança no fim da manhã desta sexta-feira, 08. Ele será substituído pelo delegado da Polícia Federal e da área de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Wagner Mesquita de Oliveira.

A queda de Francischini era iminente, após as severas críticas feitas até por pessoas próximas ao governador Beto Richa (PSDB) e pelo presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, que chegou a pedir, em carta aberta veiculada no Facebook, a saída dos responsáveis pelas ações que culminaram no conflito.

Em entrevista coletiva nesta semana, considerada desastrosa por interlocutores, Francischini culpou a presença de black blocs como responsável pelo conflito e chegou a dizer que cuidava “apenas da gestão da Segurança e as operações de campo eram responsabilidade da Polícia Militar”

Assim como Cesar Kogut, ex-comandante da PM, e o governador Beto Richa, Francischini também deverá dar explicações ao Ministério Público do Paraná sobre os incidentes. O MP investiga toda a cadeia de comando dos fatos que antecederam a batalha campal registrada em frente ao Palácio Iguaçu.

Posso ajudar?