Campeã em vendas de veículos compactos, a Fiat começa a alçar voos mais altos a partir de sua associação com o grupo Chrysler, que permite o desenvolvimento de veículos em comum. No Brasil, o primeiro resultado foi o lançamento no final do ano passado do primeiro SUV da Fiat por aqui. A Freemont nada mais é do que o Dodge Journey, numa versão voltada ao mercado brasileiro. Ou melhor, à família brasileira.
O HOJE avaliou um modelo Precision, o top de linha oferecido no Brasil, durante uma semana, quando percorreu pouco mais de 400 quilômetros. A primeira impressão é tratar-se de uma banheirona, apelido dado a carro de dimensões exageradas para sua utilização. Mas, quando você entra nele, percebe que os espaços internos são muito bem aproveitados, oferecendo espaço com conforto para até sete pessoas.
Ou seja, o Freemont acaba sendo uma ótima opção para quem precisa de um carro grande de verdade, com capacidade para transportar sete pessoas com bom nível de conforto. Nem de longe parece com aquelas minivans disponíveis no Brasil, em que os dois bancos da última fileira não passam de um improviso mal feito, onde mal cabem duas crianças. No SUV da Fiat, dois adultos se acomodam muito bem lá atrás, com acesso super fácil pela porta traseira. Nada de ginásticas exageradas para chegar ali.
Lógico que, se optar por sete passageiros, o porta-malas desaparece. Assim, acaba sendo mais voltado para o trânsito urbano nessas condições. Na estrada, para uma viagem, o ideal é até cinco pessoas, para que a bagagem de toda a família siga no lugar adequado.
O motor é um 2.4 litros, DOHC, 16 válvulas, com comando de válvulas variável (Dual VVT), que produz 172 cavalos de potência máxima. Não é fraco. Mas – em determinados momentos – falta um pouco de fôlego, principalmente nas retomadas. Já numa estrada vai muito bem. Aliás, é onde o prazer de dirigir fala mais alto. Ótima posição para o motorista, comandos bem à mão, ambiente agradável.
Como os modelos oferecidos no Brasil, diferente do Dodge Journey, são 4×2, em situações extrema, como numa ladeira molhada, o Freemont pipoca um pouco para subir. Algumas escorregadas são inevitáveis. Mas isso é exceção e não a regra.
Destaques do design
– formas marcantes
– linhas musculosas e sofisticadas
– lanternas horizontais traseiras com lâmpadas de LED.
Destaques internos
– flexibilidade e funcionalidade
– conforto e comodidade
– grande versatilidade
– 7 lugares
– efeito "anfiteatro" (segunda fileira está em posição mais elevada que a primeira e a terceira mais elevada que a segunda)
– 30 diferentes configurações dos bancos.
– sistema child booster que permite posicionar corretamente crianças entre 4 e 7,5 anos.
– assentos ergonômicos
– mais de 20 espaços porta-objetos
– amplo porta-malas dotado de duplo compartimento, com capacidade para até 2.301 litros de bagagens.
– seis airbags – dois frontais, dois sidebags (laterais dianteiros) e dois windowbags (para a proteção das cabeças dos ocupantes)
– engate Isofix
– sistema Keyless Entry / Go, que funciona por sensores de proximidade, dispensando o uso de chave para abrir as portas ou ligar o motor
– sistema multimídia de entretenimento UconnectTM com tela colorida touch screen de 4.3 polegadas
– ar-condicionado automático digital Trizone
Equipamentos de série (Precision)
– terceira fila de bancos
– ar-condicionado digital automático com três áreas de temperatura
– sidebags e windowbags;
– sensor crepuscular e sensor traseiro de estacionamento;
– barras de teto longitudinais e transversais ajustáveis;
– assento do motorista com regulagens elétricas;
– retrovisores rebatíveis eletricamente;
– rodas de liga leve com aro de 17 polegadas
Ficha técnica
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Modelo – Freemont Precision
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Preço – R$ 87.290,00
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Motor – 2.360 cm³
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Potência – 172 cv / 6.000 rpm
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Torque – 22,4 Kgfm / 4.500 rpm
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Câmbio – Automático, 4 marchas à frente e uma à ré
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Freio – Hidráulico com comando a pedal, com ABS
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Rodas – 6,5JX17
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Pneus – 225/65 R17
Dimensões
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Comprimento – 4.888 mm
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Largura – 1.878 mm
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Altura – 1.750 mm
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Entre-eixos – 2.890 mm
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Porta-malas – 145 litros/2.301 litros (com banco de passageiro, segunda e terceira fileira totalmente rebatidos)
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Tanque de combustível – 77,6 litros
Desempenho
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Velocidade máxima – 190 km/h
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Aceleração (0 a 100 km/h) – 12,9 s
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Consumo – 15,0 km/l (estrada) e 9,1 km/l