Cinema

Frendzy, o carro-conceito bivalente da Renault

Modelo com propulsão elétrica foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt

Frendzy é o novo carro-conceito que a Renault apresenta no 64º Salão do Automóvel de Frankfurt, que acontece em setembro. O modelo, de propulsão elétrica, é considerado pela marca francesa um carro bivalente: sendo tanto um veículo utilitário como de passeio, com objetivo de atender às expectativas profissionais e familiares. "Um escritório móvel com motorização elétrica e integração do novo tablet BlackBerry Playbook, o Frendzy apresenta os novos códigos estilísticos da Renault", informa Azel Breun, diretor do Design de Carros-Conceito e Show Cars da Renault.

Externamente, o Frendzy traz, além do design diferenciado funcionalidade. Do lado do passageiro, em vez de coluna central, uma porta "clássica" e uma porta lateral deslizante, com uma grande tela de 37 polegadas integrada – é o chamado universo do trabalho. Do lado do motorista, também não há coluna central, mas sim duas portas envidraçadas antagonistas – é o universo da família.

Dentro do conceito da Renault, durante a semana, o Frendzy é um veículo adaptado às necessidades profissionais, com uma grande tela do lado de fora, que pode divulgar mensagens com informações úteis ("entrega em 5 minutos", em modo ou nível de carga elétrica) ou publicitárias, tanto com o veículo parado como em movimento. Durante o fim de semana, o carro se transforma em veículo para a família, onde as crianças podem tanto assistir a um filme como jogar com o tablet tátil, que desliza para fora do encosto do motorista. Elas também podem desenhar em uma "lousa", integrada na porta deslizante.

Assim, o condutor adapta o seu veículo às suas necessidades: no modo "trabalho", os retrovisores são verticais e a iluminação interna é verde; no modo "família", os retrovisores giram para a posição horizontal, e o interior recebe efeitos de luz na cor laranja. Os faróis dianteiros e traseiros piscam em cores diferentes para lembrar o modo de utilização.

Internamente, o lado do motorista apresenta um cockpit criado como uma "bancada" futurista, feita de metal líquido. Para dar movimento a esta arquitetura orgânica e lisa, luzes verdes emergem do painel de bordo. Elas dão informações no modo "trabalho" e remetem à cor externa do veículo.

No modo "família", uma atmosfera mais aconchegante: as luzes verdes se tornam laranja, revisitando um aspecto do carro-conceito R-Space, dedicado à família.A atmosfera de "cabana" e a simplicidade funcional do camping se destacam, por isso a utilização evidente da madeira. Os bancos em couro trançado e os acessórios portáteis também são uma alusão ao camping.

Personalização sonora

O Frendzy é um veículo elétrico, equipado com o grupo motopropulsor do Kangoo Z.E., enquanto que a tomada de carregamento, localizada sob o losango na frente do veículo, é idêntica à do ZOE Preview. Segundo a Renault, a grande novidade em matéria de veículo elétrico é o trabalho em relação aos ruídos, feito em parceria com o Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica / Música (IRCAM).

Como os veículos elétricos são silenciosos, um dos desafios foi a personalização sonora destes veículos, principalmente por razões de segurança em baixa velocidade. Assim, foram desenvolvidos ambientes sonoros para tanto do lado de dentro como do lado de fora do carro do Frendzy. A vida do veículo e sua função como escritório móvel são destacadas por uma diversidade sonora elaborada pelo compositor Andrea Cera.

Posso ajudar?