Cidades

Frente de Trabalho implanta 835 bolsas no primeiro semestre

Ação atende desempregados e reeducandos do regime semiaberto, em parceria com o Pró-Egresso
Inclusão e social e profissional. No primeiro semestre deste ano, a Frente de Trabalho, programa estadual gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), implantou 835 bolsas, em 22 municípios. A ação atende a população desempregada, em situação de alta vulnerabilidade econômica, e reeducandos do sistema semiaberto.
 
Foram 514 bolsas implantadas, em 12 cidades: Gastão Vidigal, Itaí, Itanhaém, Itaoca, Itapeva, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Peruíbe, Rubiácea, São Paulo, São Vicente e Francisco Morato. Entre os cursos oferecidos, assistente administrativo, repositor de mercadorias e vendedor de comércio varejista.
 
Os beneficiados pela Frente de Trabalho prestam serviços de interesse local (quatro dias da semana, 6h/dia, definidos pela prefeitura) e, no quinto dia, frequentam o curso. No total, são 150 horas de qualificação. Atualmente, são duas executoras responsáveis: Centro Paula Souza e Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). Os bolsistas recebem, além do curso, bolsa-auxílio mensal de R$ 210, crédito de R$ 86 para a compra de alimentos e seguro de acidentes pessoais.
 
“O programa é uma ferramenta de inserção profissional poderosa”, afirma o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais. “A qualificação do trabalhador é o mais importante. Ao final do ciclo, existem mais chances de se recolocar no mercado”, explica.  
 
Parceria com o Pró-Egresso
 
A Frente de Trabalho atua em conjunto com outro programa gerenciado pela SERT: o Pró-Egresso. “A ação, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), objetiva inserir egressos no mercado de trabalho e oferecer qualificação profissional e renda para reeducandos – masculinos e femininos – do regime semiaberto”, diz Luciano Lourenço, coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho.
 
De janeiro a junho, foram 321 reeducandos atendidos (90 mulheres e 231 homens) em dez cidades: Atibaia, Bauru, Itapetininga, Itirapina, Lucélia, Pacaembu, Piracicaba, São José do Rio Preto, Tupi Paulista e Valparaíso.
 
“Os cursos variam conforme a qualificadora. No período, oferecemos assistente administrativo, padeiro e confeiteiro, pedreiro, eletricista e pintor”, encerra Meri Floriano, supervisora do programa.
 
Para mais informações e cadastro, acesse: www.empregasaopaulo.sp.gov.br

Posso ajudar?