Política

Frente Parlamentar discute ações de enfrentamento às drogas

Vereadores reuniram-se nesta terça-feira (18) na sala de reuniões da Câmara de Guarulhos
 

         A Frente Parlamentar de Combate às Drogas reuniu-se nesta terça-feira (18) para dar andamento a ações e encaminhamentos relacionados à problemática no município de Guarulhos. A reunião foi presidida pelo coordenador, vereador Toninho Magalhães Filho (PTC) e contou com a presença dos parlamentares Toninho da Farmácia (PRP), Guti (PV), João Barbosa (PRB), Heleno Metalúrgico (PDT) e Prof. Rômulo Ornelas (PT).

Segundo o vereador Toninho Magalhães Filho, não existem instituições públicas em Guarulhos para o tratamento da dependência química. “Hoje o que existe é um convênio com Mariporã, que disponibiliza 20 vagas para nossa cidade”, afirmou o coordenador da Frente. “O vereador não tem o poder de executar, mas pode mostrar o problema e cobrar ações”, completou Rômulo Ornelas.

Durante a reunião, os parlamentares decidiram enviar um requerimento à Prefeitura para obter mais informações sobre o terreno na região de Água Azul, que foi cedido para a construção de um espaço para o tratamento da dependência química. A Frente Parlamentar pretende questionar o Poder Executivo sobre detalhamentos desse projeto. “Temos que tomar atitudes para que o centro de referência seja construído no município”, destacou Toninho da Farmácia.

Os vereadores presentes também aproveitaram para sugerir ações como: conhecer o funcionamento dos órgãos envolvidos no combate às drogas, realizar visitas em instituições que desenvolvem algum tipo de trabalho voltado para essa área e a realizar de palestras.

Heleno Metalúrgico ressaltou que uma das saídas para o problema das drogas é o estímulo ao esporte. “O uso de drogas no meu setor é preocupante. Não só entre as pessoas que trabalham no chão das fábricas, mas também na área administrativa. E as empresas não têm para onde encaminhar esses funcionários”, disse.

Um grupo de 22 alunos do curso de Direito acompanhou a reunião. Na oportunidade, os vereadores explicaram o funcionamento do Poder Legislativo, e o trâmite dos projetos nas Comissões Técnicas, além do propósito e finalidades da Frente Parlamentar de Combate às Drogas. 

 

Posso ajudar?