Política

Frente Parlamentar do Idoso planeja ações do ano

A reunião foi realizada nesta segunda-feira (24) com a presença de vereadores, membros do Conselho Municipal do Idoso e União dos Aposentados
 

       A Frente Parlamentar do Idoso reuniu-se na manhã desta segunda-feira (24) para planejar as atividades e ações do ano. Vereadores, representantes do Conselho Municipal de Idoso, União dos Aposentados e munícipes participaram das discussões sobre saúde, festa do Dia do Idoso, violência entre outros temas envolvendo a terceira idade.

O coordenador da Frente Parlamentar, vereador Lamé (PTdoB), presidiu a reunião e deliberou algumas atividades que devem ser realizadas na cidade. “Pensando em ações para os idosos, estamos cuidando do nosso futuro também”, disse Lamé.

O líder do Governo, vereador Samuel Vasconcelos (PT), pediu apoio do Conselho Municipal do Idoso e da Frente Parlamentar para o projeto de Lei de sua autoria em tramitação na Câmara de Guarulhos para que pessoas idosas e com mobilidade reduzida possam marcar consultas médicas por telefone, sem a necessidade de se dirigir às Unidades de Saúde. “Não faz sentido uma pessoa idosa enfrentar uma fila apara agendar uma consulta”, justificou o parlamentar. “Vamos pedir ao prefeito da cidade que sancione esse projeto”, disse Lamé.

A Frente Parlamentar aproveitou o momento da reunião para discutir sobre a festa do Dia do Idoso, agendada para o mês de junho, que contará com café da manhã, homenagens e apresentações musicais e lúdicas. O evento deve ser realizado na Câmara de Guarulhos.

Durante a reunião, a nova diretoria do Conselho Municipal do Idoso se apresentou para a Frente Parlamentar. A presidente reeleita, Lídia Argoso, participou das discussões e colocou-se à disposição para contribuir com as atividades.

Maus tratos

Um dos temas abordados durante a reunião foi a questão da violência. Houve um aumento de 612% no número de denúncias pelo Disque 100 entre os anos de 2011 e 2013 no estado de São Paulo. A maioria dos casos são agressões a idosos, que acontecem dentro de casa.

Os participantes também discutiram sobre as denúncias que chegam por meio da Frente Parlamentar no município de Guarulhos. Entre elas, queixas de desrespeito ao horário da Lei do silêncio no Jardim São Roberto, onde há constantes festas, atrapalhando a qualidade de vida de moradores idosos da região.

As reuniões da Frente Parlamentar do Idoso estão agendadas para as primeiras segundas-feiras de cada mês. O próximo encontro será no dia 07 de abril às 10 horas na sala de reuniões da Câmara de Guarulhos. 

 

Posso ajudar?