Estadão

Frio em SP: Governo e Prefeitura reativam ações para proteger população de rua

Com a previsão de mais uma madrugada gelada na capital paulista neste sábado, 20, a Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado vão promover ações de acolhimento a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social nesta noite. As medidas já vêm sendo adotadas ao longo da semana, quando a cidade sentiu a queda nos termômetros provocada por uma nova frente fria vinda do Sul do País e que levou a Defesa Civil decretar estado de alerta para baixas temperaturas em todo o município.

De acordo com a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE), os termômetros devem marcar 8ºC durante a noite desta sexta, em São Paulo, com a possibilidade da sensação térmica chegar a 3ºC em razão dos ventos.

Cerca de 31,8 mil pessoas vivem em situação de rua na capital, segundo levantamento da própria prefeitura divulgado em janeiro deste ano. Segundo o Executivo, essa população cresceu 31% na cidade em dois anos, o que corresponde a 7.540 pessoas – semelhante ao de pessoas nas mesmas condições no Rio de Janeiro.

<b>Noites solidárias</b>

O frio levou as secretarias de Desenvolvimento Social e de Transportes Metropolitanos do governo a reativar, pela terceira vez no ano, o abrigo Noites Solidárias. O espaço é montado na parte subterrânea da estação de metrô Pedro II. Nesta quinta-feira,18, 21 pessoas dormiram no local.

O alojamento volta a ser aberto na noite desta sexta-feira, a partir das 19h. O acesso é feito pela Rua da Figueira, no Bairro Sé, região central da cidade. O local pode acomodar até 400 pessoas. Elas recebem colchões, cobertores, refeição gratuita e kits de higiene. Ainda de acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, os abrigados são levados no dia seguinte para tomar café da manhã na unidade 25 de Março do Restaurante Bom Prato.

De acordo com o balanço do governo, nas outras duas edições da ação – uma realizada em maio e a outra em junho – foram acolhidas, ao todo, 304 pessoas. O abrigo Noites Solidárias é um suporte ao Operação Baixas Temperatura, campanha municipal focada no objetivo de proteger a população de rua contra o frio.

<b>Operação Baixas Temperaturas</b>

A Prefeitura de São Paulo informou que, desde o meio da semana, tem tomado providências para acolher e fornecer conforto térmico aos mais vulneráveis por meio da campanha Operação Baixas Temperaturas, que começou em abril e se encerra em 30 de setembro. Entre quarta, 17, e quinta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), encaminhou mais de 300 para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial da capital.

Para fortalecer a proteção da população em situação de rua em frios extremos, a gestão municipal trabalha com tendas espalhadas pela cidade que funcionam das 18h às 0h. As estruturas são montadas sempre que os termômetros marcam igual ou abaixo dos 10°C. Para esta operação, a SPTrans disponibiliza transporte de ida e volta.

A localização do público-alvo é feita por meio de busca ativa por equipes da prefeitura, mas também com o auxílio de munícipes pelo canal 156, que aciona os serviços da gestão municipal.

<b>Distribuição de cobertores</b>

Outra estratégia adotada pela gestão municipal, e que também faz parte das ações da Operação Baixas Temperaturas, é a de distribuição de cobertores pelas equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) aos moradores de rua da cidade.

De acordo com o levantamento do Executivo, desde abril deste ano, foram realizados 1.728.101 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial (uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez), e distribuídos mais de 62 mil cobertores às pessoas em situação de rua.

<b>Como posso ajudar?</b>

<b>Doações</b>

Por meio da campanha Inverno Solidário, o governo de São Paulo também trabalha com doações de cobertores por parte de munícipes e empresas interessadas em ajudar. Nesta ação, pessoas de outros municípios também são beneficiadas porque o conteúdo doado é distribuído para outras cidades e entidades assistenciais.

No site próprio da campanha (<a href="http://www.invernosolidario.sp.gov.br" target=_blank><u>http://www.invernosolidario.sp.gov.br</u></a>/) as pessoas podem encontrar o ponto de doação mais próximo com o fornecimento do CEP. Mas as entregas de cobertores podem ser feitas em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e unidades do Poupatempo.

A iniciativa também possui uma conta bancária criada para a compra de cobertores e que pode ser abastecida por voluntários. Os dados da conta podem ser acessados pelo mesmo link que leva ao site da campanha.

A prefeitura da capital informa que, as pessoas ou empresas que desejam realizar doações para a Operação Baixas Temperaturas devem entrar em contato com a administração através do e-mail: [email protected]. No corpo do texto, é necessário dar os detalhes da doação.

<b>Canal 156</b>

As pessoas também podem acionar os serviços de acolhimento da prefeitura por meio do canal 156.

<b>Previsão do tempo para os próximos dias</b>

A previsão para o final de semana em São Paulo é a permanência do frio e umidade. A expectativa é que os termômetros registrem a menor temperatura mínima do inverno deste ano: mínima de 8°C e máxima de 13°C no sábado, e mínima de 9°C e a máxima de 17°C, no domingo. A temperatura mais baixa registrada na cidade em 2022 foi em 20 de maio, no outono: 6,3°C.

Além do frio, no sábado a capital deve permanecer com o céu fechado, com potencial para garoa na madrugada, início da manhã, final de tarde e começo da noite. No domingo, ainda há a possibilidade de chuva leve, mas o sol pode aparecer com mais intensidade entre as nuvens carregadas.

Posso ajudar?