Cinema

Frontier 2013 ganha motor mais potente

Com moderno sistema de tração, modelo se adapta bem a terrenos irregulares, urbanos ou não

Novo motor turbodiesel 2.5 16V é a grande novidade da Frontier 2013, que chega às concessionárias brasileiras da Nissan. Segundo a marca japonesa, a nova motorização está mais potente, econômica e emitindo menos poluentes e, assim, atender às novas exigências brasileiras de emissões. Os preços da linha 2013 da picape começam em R$ 90.990.

De acordo com a Nissan, esta terceira geração do motor YDK 2.5 turbodiesel tem potência até 32% maior e o torque cresceu até 26%. As opções XE 4×4 e SE Attack 4×4 passaram de 144 cv a 4.000 rpm para 190 cv a 3.600 rpm, enquanto a LE 4×4 e a LE Attack 4×4, com 172 cv a 6.000 rpm, também foram para 190 cv. As outras versões da linha, que desenvolviam 144 cv a 4.000 rpm (XE 4×2 e SE 4×2), pularam para 163 cv a 3.600 rpm.

O torque aumentou na XE 4×4 e na SE Attack 4×4 de 36,3 kgfm a 2.000 rpm para 45,8 kgfm a 2 mil rpm, mesma força das versões LE 4×4 e LE Attack 4×4 – 26% a mais. Na XE 4×2 e na SE 4×2, o novo motor passa a entregar 41,09 kgfm a 2.000 rpm, 13% a mais.

Outra novidade é que a Frontier 2013 passa a oferecer airbag e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) para todas as versões como item de série. Assim, a opção de entrada da linha, a XE, conta também com os dois equipamentos, tanto com tração traseira como tração 4×4.

Sistema Shift-on-the-Fly para off road

A Frontier 2013 mantém como destaque o sistema de tração Shift-on-the-Fly para as situações de off road. Segundo a marca, com ele, a tração 4×4 pode ser acionada por meio de um botão no painel, com o carro em movimento a até 80 km/h. Este acionamento eletrônico está disponível em três modos: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida, sendo o último o mais indicado para superar terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.

Nas medidas off Road, o ângulo de ataque é de 32º, enquanto o de saída é de 24º. A capacidade máxima de subida de rampa é de 39º e a altura livre do solo é de 220 mm. As versões Attack contam de série de pneus de uso misto, que não alteram o conforto para os passageiros nem aumentam os ruídos.

Com 5, 23 metros de comprimento e distância entre-eixos de 3,2 m, a picape apresenta bom espaço interno – a Frontier mede 1,85 m de largura e 1, 78 m de altura. O conjunto dianteiro é independente, com braços triangulares duplos, mola helicoidal e barra estabilizadora. Já o traseiro possui eixo rígido com feixes de mola.

Para o transporte de cargas, o modelo oferece 454 mm de altura na caçamba – o comprimento é de 1, 51 m e a largura, 1,49 m. A capacidade de carga é de até 1.030 quilos.

Na segurança ativa, a picape conta com freios a disco nas rodas dianteiras e com os sistemas antitravamento ABS e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) nas quatro rodas; freios traseiros a tambor autoajustáveis, com válvula sensível à carga (LSV). Cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionadores, airbag duplo frontal e barras de proteção nas quatro portas atuam na segurança passiva.

Preços

  • XE 4×2 – R$ 90.990 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 163 cavalos, com transmissão manual de seis marchas;
  • XE 4×4 – R$ 98.990 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos, e tração 4×4, 4×4 e 4×4 com reduzida, com acionamento eletrônico Shift-on-the-Fly;
  • SE 4×2 Attack – R$ 98.990 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 163 cavalos, com câmbio de manual de seis marchas;
  • SE Attack 4×4 – R$ 106.990 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos, e tração 4×4, 4×4 e 4×4 com reduzida, com acionamento eletrônico Shift-on-the-Fly;
  • LE 4X4 – R$ 118.990 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos, com transmissão manual de seis marchas;
  • LE 4×4 – R$ 126.490 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos, com transmissão automática de cinco velocidades;
  • LE Attack 4×4 – R$ 128.990 – Motor turbodiesel 2.5 16V, de 190 cavalos, com tração 4×4, 4×4 e 4×4 reduzida, com acionamento eletrônico Shift-on-the-Fly;

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