A frota de veículos de Guarulhos registrou um crescimento de 10,04% no ano passado em relação a 2010. A cidade agora conta com um total de 484.448 veículos, onde os automóveis, 323.755, representam 66,8% deste total e as motos são responsáveis por 13% do número, com 63.342 unidades. O levantamento faz parte dos dados finalizados de todo o ano de 2011, divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
De janeiro a dezembro foram emplacados 40.797 novos veículos. O mês que registrou o maior número foi agosto com 4.160, seguido por julho com 4.151 registros. Já o mês de fevereiro destaca-se como o que teve o menor registro, emplacando 2.812 novos veículos.
O número mais que dobrou em dez anos, saltando de 211.974 veículos em 2001 para o atual valor. Além disso, a quantidade é a maior entre o 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, sendo seguido por São Bernardo do Campo, com 476.771 veículos; Santo André, com 440.466; e Osasco com 328.170 veículos.
No entanto, o número é menor que outras cidades, como Campinas, por exemplo, que registrou um aumento de 45.192 novos emplacamentos atingindo a marca de 741.044 veículos no ano passado.
Licenciamento eletrônico antecipado já está disponível
O licenciamento eletrônico antecipado já está disponível aos proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo, independentemente do final da placa. Ele deve ser pago junto com a cota única ou a terceira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), de acordo com a tabela de vencimento específica da Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo.
Neste ano, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório, custará R$ 62,70. Os interessados em obter o licenciamento eletrônico deverão pagar mais R$ 11,00 pela taxa de envio pelos Correios. Para efetuar o licenciamento eletrônico, basta dirigir-se a qualquer agência dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, BMB, HSBC, Safra e Citibank) e fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou apresentar o CRLV do exercício 2011. O pagamento também pode ser realizado pela Internet, por meio dos sites dos bancos, e nos terminais de auto-atendimento.
Vale ressaltar que para qualquer opção de pagamento escolhida é necessário quitar possíveis débitos de multas, IPVA e seguro obrigatório. Além disso, o veículo não pode possuir mais de 15 multas, independente da gravidade das infrações ou dos órgãos que aplicaram as multas. Quem não optar pelo licenciamento eletrônico antecipado deverá seguir o calendário anual, de acordo com o final da placa do veículo.