Educação

Funcionários da Unifesp entram em greve na segunda-feira

Movimento tem outras 44 universidades federais paralisadas em todo o país

Servidores técnicos do campus Guarulhos da Universidade Estadual Paulista (Unifesp) entrarão em estado de greve nesta segunda-feira. Será a primeira vez que a unidade guarulhense da instituição adere a um movimento de paralisação, que atualmente tem outras 44 universidades federais em greve por todo o país.

A decisão foi tomada em assembléia realizada na última sexta-feira, quando os funcionários optaram por seguir as outras entidades de ensino que fazem parte da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras, à qual o Sintunifesp (Sindicato dos Trabalhadores da Unifesp) é filiado.

Entre as reivindicações dos servidores, está o pedido de reajuste salarial e o protesto contra o Projeto de Lei n°. 549, que atualmente aguarda parecer na Câmara Federal.

Caso seja aprovado, o PL prevê, entre outras medidas, o congelamento da folha de pagamento para as instituições, o que significa que não haveria novas contratações de funcionários, além de limitações nos aumentos salariais por meio de alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Até o momento, professores e estudantes da Unifesp não aderiram ao movimento, que tem sua próxima assembléia marcada para esta segunda-feira.

Posso ajudar?