Cidades

Fundação Casa de Guarulhos terá 10 internos disputando 2ª fase da OBMEP

No próximo sábado (16 de setembro), a partir das 14h30, 733 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em 94 centros da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo farão a prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. Esta é a 13ª edição da competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
 
Em Guarulhos são 10 jovens classificados do CASA Guarulhos, que pertence à Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), que tem 63 jovens classificados para esta fase da OBMEP, e é uma das 12 divisões regionais da Fundação CASA.
 
Da capital paulista, estão classificados 204 adolescentes que cumprem ou já cumpriram a medida socioeducativa de internação. Entre os centros do interior, são 466 adolescentes, além de 34 dos CASAs do litoral e 29 dos centros do ABC Paulista. Os jovens já desinternados poderão retornar ao centro socioeducativo onde cumpriu a medida para realizar a prova.
 
As provas serão aplicadas nos próprios centros socioeducativos pelos professores das escolas da rede pública estadual que lecionam na Fundação CASA. Na primeira fase da OBMEP, que aconteceu em junho, cerca de 7.100 alunos fizeram a prova. Na olimpíada de matemática participam alunos de ambos os sexos matriculados do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio. Em 2017, alunos de escolas particulares também puderam se inscrever.
 
Nos últimos dois anos, a Fundação CASA inscreveu mais de 11 mil jovens na Olimpíada Brasileira de Matemática, sendo que cerca 1,3 mil se classificaram para a segunda fase, e 21 receberam premiação – medalhas ou menção honrosa – pelo desempenho na competição.
 
Neste ano, a Olimpíada inscreveu mais de 18 milhões de alunos, sendo que um milhão se classificou para a segunda fase. O resultado final será divulgado no dia 22 de novembro pela organizadora da OBMEP. Serão concedidas aos alunos 500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata, 4,5 mil medalhas de bronze, e até 46,2 mil certificados de Menção Honrosa.

Posso ajudar?