A distribuidora realizou 32.095 inspeções em sua área de concessão, abrangendo diferentes perfis de consumo e regiões de São Paulo. O objetivo das ações foi identificar e eliminar ligações clandestinas e outras irregularidades que comprometem tanto a segurança quanto a qualidade do fornecimento de energia, além de representarem riscos à vida.
Em 2025, a EDP intensificou as operações realizadas em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar. Foram realizadas inspeções com acompanhamento de perícia policial, que resultaram na condução dos responsáveis à delegacia para os procedimentos legais cabíveis.
Crime e denúncia
A EDP alerta que, mais do que um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia representa um risco direto à vida. As ligações clandestinas são feitas sem qualquer critério técnico, o que eleva significativamente a probabilidade de choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, colocando em perigo quem realiza a irregularidade e, também, para moradores, trabalhadores e vizinhos do entorno.


