A avenida São Luiz, na Vila Rosália, é uma extensa e importante via da cidade. Nela estão estabelecimentos comerciais, colégios, universidades em meio a imóveis residenciais. Durante boa parte do dia, a avenida chega a ser calma, tranqüila, com tráfego leve de veículos. No entanto, desde o começo deste ano, a quantidade de furtos e tentativas de furtos a veículos na via vem causando dor de cabeça para quem estaciona seus veículos na avenida para trabalhar.
A reportagem do Guarulhos HOJE levantou que, pelo menos, cinco veículos de funcionários de uma escola estadual localizada na São Luiz foram levados por bandidos. A ação criminosa é rápida. Assim que o funcionário estaciona o veículo e começa a jornada de trabalho, os furtadores agem levando o veículo. Até o veículo da diretora da escola foi levado pelos bandidos há três meses.
Quando não conseguem levar o carro, deixam algum prejuízo para o dono do veículo. “Tem alguns carros que eles não conseguem levar e acabam amassando a porta, quebrando o vidro entre outras coisas. Só não levaram o carro de mais um funcionário esta semana porque o alarme disparou”, contou uma das pessoas ouvidas pela reportagem e que pediu para não ser identificada.
Outra pessoa relatou que pouco vê a presença da polícia no local, e que já ouviu de policiais militares que é difícil prevenir esse tipo de ação. “Não existe um estacionamento aqui por perto. A solução seria não virmos trabalhar de carro, pois a própria polícia já disse que é difícil inibir a ação. Ou seja, trabalhamos duro para conseguir conquistar alguma coisa que uma pessoa vem e leva em questão de segundos?”, desabafou a vítima.
A reportagem questionou o comando da Polícia Militar em Guarulhos sobre o que poderia ser feito na região para tentar evitar ou dificultar a ação dos criminosos. No entanto, até o fechamento desta edição, nenhuma resposta havia sido enviada.
“Furtômetro” – Na edição de ontem, o Guarulhos HOJE já havia chamado atenção para o escalonamento do número de furtos de veículos na cidade. Segundo balanço da criminalidade no mês de julho divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o número de furtos a veículos subiu pelo quarto mês seguido. Foram 268 casos registrados em junho, 248 em maio e 209 em abril.