Cidades

Furtos no aeroporto crescem três vezes mais que fluxo de passageiros

As bagagens são sempre o principal alvo dos ladrões segundo a polícia

Os casos de furtos no Aeroporto Internacional de Guarulhos cresceram cerca de 44% no primeiro semestre deste em comparação com o mesmo período do ano passado conforme balanço da criminalidade divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). O aumento de passageiros registrados pela Infraero no fim do ano passado em relação a 2010 foi de 11%, o que significa crescimento três vezes maior dos furtos em relação ao número de usuários de Cumbica.

Pelos números da SSP, nos primeiros seis meses deste ano, foram contabilizados 845 furtos no aeroporto contra 587 no mesmo período do ano passado. Os meses com mais casos registrados foram os de maio e junho com 170 e 162 queixas registradas na delegacia de polícia civil no interior de Cumbica. As bagagens são sempre o principal alvo dos ladrões segundo a polícia.

Em fevereiro deste ano uma operação da Polícia Civil prendeu um grupo acusado de furtar bagagens de passageiros no Aeroporto Internacional. Quatro deles eram funcionários de empresas aéreas. A época, o delegado Ricardo Domingues, disse que o uma parte da quadrilha separava bagagens de voos internacionais e as colocava nos voos domésticos. Após uma ligação telefônica informando cor e tamanho da mala, outra parte do grupo entrava no desembarque doméstico e levava a bagagem sem serem incomodados.

Terceiro terminal

Na última quarta-feira, dia 1, ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt disse que o consórcio formado pela Invepar e a sul-africana Acsa está projetando, para a Copa, erguer um terminal com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano em Guarulhos. Ainda segundo o ministro, as obras devemn começar ainda neste semestre.

Números dos Furtos no Aeroporto

Janeiro – 103

Fevereiro – 137

Março – 140

Abril – 133

Maio – 170

Junho – 162

Posso ajudar?