Internacional

G-20: presidentes dos EUA e Turquia participam de reunião na China

Barack Obama disse ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que os Estados Unidos trabalharão para garantir que os responsáveis pela tentativa de golpe no país sejam levados à justiça.

A reunião aconteceu durante o encontro do G-20 e é a primeira desde a tentativa de golpe na Turquia, em julho deste ano.

O presidente EUA também disse que é fundamental “terminar o trabalho” de garantir a segurança na fronteira da Turquia com a Síria, onde o Estado Islâmico tem atuado e conquistado recrutas. Obama também declarou que a Turquia não deve “carregar sozinha o fardo” da crise de refugiados sírios.

O presidente da Turquia também comentou sobre o terrorismo na região e disse que não há diferenças entre “bons e maus terroristas”. Segundo ele, Estados Unidos e Turquia devem adotar uma atitude comum contra o terrorismo.

Os países tem uma visão distinta sobre a luta das forças curdas contra o Estado Islâmico na Síria. Os Estados Unidos apoiam os curdos e dizem que eles têm sido uma força de combate eficaz contra o Estado Islâmico, enquanto o governo turco classifica os curdos como terroristas e afirma que buscam por uma zona autônoma ao longo da fronteira. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?