Esportes

Garotos do América perde e fica com o vice no Amador do Estado

Um jogaço! Uma final de campeonato amador do estado que não será esquecida por um longo tempo. Bragantinos e guarulhenses irão se lembrar do dia 06 de novembro de 2016, com sentimentos antagônicos da grande final da principal competição do futebol amador do estado, realizada na manhã deste domingo, no Estádio Nabi Abi Chedid, na cidade de Bragança Paulista.
 
Do lado do FAC (Ferroviários Atlético Clube), os donos da casa, a  vitória pelo placar de 4 a 3, de virada, será lembrada como a partida que lhe garantiu o tricampeonato estadual da categoria e consolidou a equipe de Bragança Paulista, como a principal equipe do futebol amador do estado de São Paulo, pela estrutura e pelas recentes conquistas. Dos quatro últimos campeonatos amador do estado, a “Locomotiva” de Bragança Paulista, conquistou três títulos(2013,2014 e 2016).
 
Por outro lado, os fanáticos torcedores guarulhenses, dirigentes  e jogadores do Garotos do América irá se lembrar por muito tempo que, perdeu um título após abrir 2 a 0, em 22 minutos de partida, mas a atuação desastrosa do árbitro Roberto Pinelli, que pendurou os jogadores guarulhenses com cartão amarelo e inverteu faltas ou deixou de marcá-las a favor do time guarulhense, apareceu muito mais que as estrelas da partida.
 
– Nunca fui tão garfado no futebol  como aconteceu hoje aqui em Bragança. Uma vergonha! – declarou  bastante irritado, o presidente do Garotos do América, Luciano Paixão, um dos poucos da delegação  guarulhense que não precisou ser contido pelos seguranças que faziam a proteção da equipe de arbitragem, após o apito final do árbitro.
 
Mesmo com  o  capitão Tom, fazendo o Hat-trick – marcando três gols – numa final do amador do estado, terminando a competição como artilheiro, com 8  gols e o time ter feito uma atuação quase perfeita na primeira etapa, o time guarulhense perdeu a concentração no final da primeira etapa e no início do segundo tempo, quando aos 50 segundos, tomou o gol de empate.
 
Com poucos recursos e contando, apenas com o apoio da ULAFA( União das Ligas e Associações do Futebol) de Guarulhos, o Garotos do América, fez uma grande campanha, ficando com o vice-campeonato na sua primeira participação na competição.
 
-Saio de cabeça erguida da competição. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Disse, Luciano Paixão.
 
Tom marcou os três gols do Garotos do América. Popó, duas vezes, Márcio Careca e Digão, marcaram os gols do FAC.
 
 
 
O  JOGO
 
O início do Garotos do América foi arrasador. Aos 9 minutos, a defesa do FAC tentou sair jogando, mas o atacante guarulhense Makson, roubou a bola e serviu o artilheiro Tom, que teve a frieza do matador para tirar do goleiro e abrir o placar da decisão.
Aos 18 minutos, Tom fez boa jogada pela esquerda e cruzou de três dedos para a área, o lateral bragantino, Nenê, ao tentar cortar o cruzamento, quase marcar contra. O goleiro Ricardo mandou para escanteio.
 
Aos 22 minutos, Rinaldo cobrou escanteio fechado, um desvio no primeiro  encontrou Tom, livre na pequena área para ampliar o placar para o Garotos do América. Menos da metade da primeira etapa, o time guarulhense já chegava o placar que lhe garantia o título.
 
Aos 29 minutos, a partida ficou paralisada por quase 2 minutos, motivo: invasão de campo. Dois cachorros invadiram o gramado e deram um baile nos gandulas do  FAC,que tentavam  tirar a dupla canina do gramado.
 
Com a bola rolando, aos 32 minutos, o atacante Duílio ganhou do lateral guarulhense, Rinaldo, e cruzou Popó, que chutou sobre o gol do goleiro Felipe.
 
Recuado, o Garotos do América viu o  Ferroviários pressionar em busca do primeiro gol bragantino na partida. Aos 36 minutos, a locomativa  chegou tabelando e o atacante Messias tocou para o meia Márcio Careca, ex-Vasco da Gama, Barueri, Santo André e tantas outras equipes, que encobriu o goleiro Felipe, mas a bola passou sobre o gol guarulhense.
 
Enquanto o Garotos do América segurava o resultado e via o adversário pressionar, o árbitro irritava o time guarulhense pendurando os  seus principais marcadores com cartão amarelo. Aos 41 minutos, o meia Popó, do Ferroviários, caiu na área  pressionado pela marcação da defesa do Garotos do América e o árbitro, próximo ao lance, marcou pênalti. O mesmo Popó cobrou e diminuiu o placar.
 
Fim da primeira etapa, 2 a 1 para o time guarulhense, placar que levaria a decisão para as penalidades máximas porque na  primeira partida realizada em Guarulhos, o FAC venceu pelo placar de 1 a 0.
 
 
 
DO SONHO AO PESADELO
 
O início da segunda etapa não poderia ser pior para o Garotos do América. Aos  50 segundos, cobrança de escanteio para o FAC, a defesa do “Capitão América” guarulhense, afastou mal, o  experiente Márcio Careca acertou o chute no ângulo do goleiro Felipe. Um verdadeiro golaço.
 
Desconcentrado, muito preocupado em reclamar da arbitragem no início da segunda etapa, aos 9 minutos, a defesa guarulhense deu mole e viu o atacante Diego rolar a bola para o meia Popó, que acertou o canto do goleiro Felipe, para virar a partida em favor do time bragantino.
 
Com um prejuízo gigantesco naquela altura, a comissão técnica guarulhense trocou algumas peças que já não estavam funcionando e se atirou ao ataque. Aos 11 minutos, o lateral Nenê derrubou o atacante guarulhense Makson dentro da área, pênalti que Tom cobrou e marcou o seu terceiro gol na partida, o oitavo dele na competição.
 
Aos 30 minutos, quando a pressão do Garotos do América era intensa, o árbitro Roberto Pinelli , que na primeira etapa, quando o Garotos do América estava em vantagem, não autorizou a parada técnica, autorizou a parada técnica na segunda etapa, beneficiando naquele momento, o time  da casa, o que causou uma grande irritação de todos no Garotos do América.
 
Após a parada técnica, o Garotos do América só conseguiu chegar na bola parada cobrada pelo meia Dan, que entrou na segunda etapa. Dan levantou a bola para área e o atacante Diego,do Ferroviários ,cabeceou para trás, no segundo fogo amigo que o goleiro do FAC  defendeu mandando para escanteio, evitando o gol contra.
 
Aos 46 minutos, contra-ataque do Ferroviários, o veloz  Rafinha ganhou na velocidade e tocou para Digão marcar o gol que  garantiu o tricampeonato ao Ferroviários.
 
Após o apito do árbitro, revoltados, alguns dirigentes e jogadores do Garotos do América foram pra cima do árbitro e só não chegaram as vias de fato, porque foram contidos pelos seguranças.
 
 
 
O CONFRONTO DO TOSTÃO CONTRA O MILHÃO
 
Para conquistar o tricampeonato do amador do estado, desde a sexta-feira, a diretoria do Ferroviários reservou um hotel na cidade de Bragança Paulista e colocou  parte do elenco em regime de concentração. A premiação para a conquista do título era de  R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais)  para cada jogador.
 
A diretoria do time bragantino, que tem uma estrutura muito superior a algumas equipes profissionais do interior do estado, gastou só neste final de semana, o dobro que o Garotos do América pôde gastar durante toda competição.
 
Para o atacante Duílio, velho conhecido do torcedor guarulhense, campeão do amador do estado no ano passado pelo Vasco Jd.Paraíso, o seu bicampeonato e o tri do FAC, foi possível porque a estrutura do time bragantino é algo que faz a diferença.
 
– A estrutura da equipe é algo fantástico. O presidente Rodrigo é amigão dos jogadores e nos dá tudo o que é possível para jogarmos com tranquilidade. Realizei esse grande sonho de ganhar o amador do estado, pela segunda vez. Emoção muito grande, principalmente porque o jogo foi complicado pra nós, pois o Garotos saiu na frente e é uma  grande equipe, mas nós tivemos a calma para virar a partida – Declarou, Duílio atacante do FAC, agora, bicampeão amador do estado.
 
O presidente Luciano Paixão, reconheceu que a diferença financeira entre as duas equipes é muito grande. Mas, segundo o dirigente guarulhense, a conquista do título pelo time bragantino, nada tem a ver com o seu poderio econômica e a diferença financeira entre as duas equipes.
 
– Lógico que  eles têm muito mais recursos que  nós. Aqui no Garotos, sou eu e os amigos. Mas, não perdemos o título aqui por conta disso. Perdemos por conta da arbitragem. Se não fosse o árbitro, agora eles estariam chorando – Disse, Luciano Paixão.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
Final do Campeonato Amador do Estado  2016
FERROVIÁRIOS AC     4 x  3   GAROTOS DO AMÉRICA FC
LOCAL   : Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP
DATA    :  06 /11 / 16
GOLS : Tom, aos 9 , 22’1ºT e 11’2ºT (garotos do América);  Popó 41’1ºT, Márcio Careca 50seg 2ºT, Popó 9’2ºT, Digão 46’2ºT
ÁRBITRO  : Roberto Pinelli
ÁRB.ASSISTENTES :  Fernando Afonso Gonçalves de Melo e Márcio Jacob
 
 
GAROTOS DO AMÉRICA FC  : Felipe, Tiaguinho, Everton , Jeremias, Rinaldo (Silas);  Wellington, Di (Rodinei) (Braz) , Denis (Rafinha), Aurélio (Dan) ; Tom, Makson
Treinador : Amauri Pereira
 
FERROVIÁRIOS  AC   :  Ricardo, Baião, Baiano, Tobi, Nenê (Rafinha); Bitinho, Romerito, Márcio Careca ( Digão), Popó ; Duílio (Caique), Messias (Diego)
Treinador : Paulinho Barril
 
Mais futebol amador em www.ebolanarede.com.br

Posso ajudar?