Talvez seja típico de animações, mas a verdade é que nos filmes sem atores de carne e osso, geralmente os personagens coadjuvantes ficam na mente com melhores frases e piadas. Basta lembrar de Timão e Pumba em "O Rei Leão", Dori em "Procurando Nemo" ou Russel em "Up – Altas Aventuras". Quando "Shrek" estreou em 2001, fazendo piadas com contos de fadas, o Burro vivido por Eddie Murphy fez muita gente dar risada. Seu posto, no entanto, foi tomado pelo olhar comovente – e cínico – do Gato de Botas em "Shrek 2". E não é que o personagem de Antonio Banderas (de "A Pele Que Habito" e "Era Uma Vez no México") acaba de ganhar um filme próprio com "Gato de Botas"?
Aproveitando novamente o "apelo latino" de Banderas, o filme conta uma história anterior aos eventos de "Shrek", explicando os motivos para que o Felino seja considerado uma lenda. Descobrimos de início que ele cresceu em um orfanato, tendo como seu melhor amigo o ovo Humpty Dumpty (Zach Galifianakis, de "Se Beber Não Case 2"). O personagem é famoso no folclore inglês e aparece até mesmo em "Alice no País das Maravilhas", mas aqui ganha piadas internas relacionadas à sua fábula de origem. De fato, a situação originou uma briga entre a dupla, que se reencontra no início do longa. A missão de ambos agora é roubar a fabulosa gansa que bota ovos de ouro. Assim, o cérebro estrategista do Ovo, a espada do Gato e as habilidades da ladra Kitty Pata Mansa (Salma Hayek, de "Frida"), serão desafiados pela dupla de foras-da-lei Jack e Jill (Billy Bob Thornton, de "A Última Ceia" e Amy Sedaris da série "The Good Wife"). A intenção dos dois irmãos, também vindos de contos de fada, é roubar para eles próprios a gansa da fortuna. A direção ficou a cargo de Chris Miller, de "Shrek Terceiro" e "Monstros VS. Alienígenas".
Gato de Botas – Puss In Boots. EUA, 2011. Animação. Direção de Chris Miller. Com Antonio Banderas, Salma Hayek, Zach Galifianakis, Billy Bob Thornton, Amy Sedaris, Constance Marie, Guillermo del Toro, Rich Dietl, Ryan Crego, Tom Wheeler, Conrad Vernon, Tom McGrath, Bob Joles, Latifa Ouaou, Bob Persichetti. Distribuição Paramount Pictures do Brasil. Classificação Livre.