Cidades

GCM agirá preventivamente para evitar tumultos em rolezinhos no Bosque

A Guarda Civil Municipal irá agir preventivamente nesta sábado e domingo no Bosque Maia para evitar que se repitam os tumultos registrados na última terça-feira e na noite desta sexta-feira, durante os rolezinhos organizados pelas redes sociais. O GuarulhosWeb obteve a informação junto a Secretaria Municipal de Segurança Pública que os agentes deverão promover revistas em jovens e adolescentes em todas as entradas do parque neste final de semana, para impedir que eles entrem no local com bebidas alcoolicas, drogas e armas. 
 
Nesta sexta-feira, a GCM promoveu ação parecida, mas – mesmo assim – diversos grupos que conseguiram adentar ao Bosque iniciaram tumultos no interior do parque, afastando frequentadores do local. Os guardas foram obrigados a promover a dispersão do grupo, inclusive utilizando bombas de efeito moral. Houve tumulto generalizado ao longo das avenidas Paulo Faccini, Salgado Filho e Papa João XXIII. Alguns grupos reagiram e começaram a depredar estabelecimentos comerciais da região, conforme relatos de internautas que enviaram áudios para o GuarulhosWeb. 
 
O trânsito em toda a região ficou congestionado a partir das 18h até mais de 20h. Diversas viaturas da GCM, com apoio da Polícia Militar, percorreram as ruas em torno do Bosque para dispersar novos focos de tumulto. Comerciantes foram prejudicados, assim como os “dogueiros” instalados no estacionamento do Bosque, que não puderam trabalhar em um dos dias de maior movimento. Frequentadores habituais do parque evitaram ir para o local. 
 
Na terça-feira de Carnaval, diversos grupos se dirigiram ao Bosque e promoveram um pancadão, como são chamados os bailes funks realizados na periferia. Com carros estacionados do lado de fora com som alto, os participantes dançavam e depredavam o patrimônio público. Muitos adolescentes portavam garrafas de bebidas alcoolicas, alguns consumiam drogas. A GCM dispersou o grupo. 
Nesta sexta-feira, um novo encontro foi marcado, sob a denominação “Bloquinho no Bosque”. Na mesma página do Facebook, há referência há mais um evento na tarde deste sábado. 
 
Pela segunda vez, em menos de três dias, rolezinhos (encontros de adolescentes de diferentes bairros da cidade) marcados para o Bosque Maia tiram a tranquilidade dos frequentadores do parque municipal, afastando a população do local. 
Na tarde desta sexta-feira, o “Bloquinho do Bosque Maia” atraiu centenas de menores de idades no local, que se deslocam em grupos dentro do parque, assustando famílias e crianças que usam o espaço para se divertir ou praticar esportes. O encontro foi marcado pelas redes sociais para ter início às 14h. 
 
Carros com caixas potentes de som estacionaram na avenida Paulo Faccini, próximo à grade, com som em alto volume, enquanto os jovens – do lado de dentro – dançam e consomem bebidas alcoolicas e até drogas, segundo alguns frequentadores contaram ao GuarulhosWeb, que foi ao local. “Eu vi crianças com garrafas de bebidas nas mãos. É um absurdo”, disse a mãe de uma menina de 8 anos que estava no Bosque, mas não quis se identificar para a reportagem. Ela preferiu deixar o local devido à falta de segurança. 
Um senhor que corre no Bosque todos os dias no final da tarde contou que se sentiu inseguro para praticar o esporte nesta sexta-feira. “Vou embora antes que isso fique sem controle. Espero que a polícia restabeleça a ordem logo”, afirmou. 
 
A Guarda Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito foram ao local para garantir a ordem. Diversas famílias com crianças saíram assustadas do local. Alguns revelaram que os jovens e adolescentes gritavam palavras de ordem, como se fossem de um torcida organizada ou partido político. 
 
Devido ao movimento, a situação no local é tensa no início da noite desta sexta-feira. Na tarde e noite de terça-feira de Carnaval, a GCM foi obrigada a evacuar o local, devido ao consumo de bebidas por menores de idades. 
 

Posso ajudar?