O patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou uma cobra cascavel com cerca de 1,2 metro de comprimento em uma chácara no bairro Morro Grande nesta quarta-feira (1°). O proprietário do imóvel a encontrou após ouvir os latidos de seus cachorros à noite, prendeu-a sob uma caixa de plástico e acionou os agentes pelo telefone 153.
Tranquila e sem ferimentos, a serpente foi facilmente levada pela equipe da GCM ao Instituto Butantan, na cidade de São Paulo, para análises de biólogos especializados. O resgate desse animal peçonhento é muito importante quando encontrado fora de seu habitat natural, uma vez que seu veneno bastante tóxico é responsável por cerca de 10% dos acidentes com cobras no Brasil, atacando os músculos e o sistema nervoso.
Solturas de capivara e saruê
A semana também foi marcada por duas solturas de animais na terça-feira (28). Na data os guardas devolveram uma capivara à natureza na região da Várzea do Palácio. O bicho foi resgatado seis dias antes em um galinheiro nos fundos de uma casa no Parque São Miguel, muito debilitado e com um grande ferimento coberto de parasitas. Sob os cuidados de veterinários do Zoológico Municipal, o roedor se recuperou e o machucado foi limpo e curado.
O outro bicho foi um saruê, que após capturado com segurança e tranquilidade na copa de uma empresa do ramo farmacêutico na Vila Sant Anna, foi rapidamente solto em área de mata devido às suas boas condições de saúde.
Chamados
Para comunicar a GCM Ambiental sobre infrações contra a fauna e a flora ou solicitar resgates de animais basta ligar para 153.