Agentes da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos salvaram na noite de terça-feira (23), no Centro, uma bebê engasgada e com obstrução total da passagem de ar para os pulmões. Ao se deslocar para sua casa em um ônibus, a mãe percebeu que a filha recém-nascida, a menina Aylla, de 20 dias de vida, não respirava. Ela desembarcou em desespero ao avistar os GCMs na avenida Monteiro Lobato e solicitou socorro.
A equipe, que estava acompanhando outra ocorrência, imediatamente priorizou a emergência. O GCM 1° Classe Rivail prestou os primeiros socorros, diante do quadro de urgência que representava grande risco à vida da criança, e aplicou a manobra de desengasgo que recuperou a respiração da bebê, que tranquilizou a todos com seu choro.
A menina Aylla foi encaminhada ao Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) para atendimento médico, onde um exame de imagem constatou a desobstrução das vias aéreas superiores e inferiores. A bebê recebeu alta médica e os agentes da GCM finalizaram o atendimento deixando ambas em casa, bem e em segurança.