Polícia

GCM apreende 15 pássaros silvestres em cativeiro ilegal no Parque Primavera, em Guarulhos

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam 15 pássaros silvestres em cativeiro ilegal na terça-feira (10), no Parque Primavera.

As equipes atenderam denúncia recebida pela Central 153, sobre possível comércio irregular em uma residência na rua Ajax. A averiguação constatou 13 aves da espécie trinca-ferro-verdadeiro e duas da espécie pássaro-preto, as quais estavam em gaiolas, algumas sem anilhas, requisito exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que devem conter informações sobre o criadouro e o número de registro.

As agentes constataram ainda que a documentação de licença de criador do proprietário estava vencida desde 2023. Diante disso, as aves e as gaiolas foram encaminhadas à Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (Dicma), assim como o proprietário.

A autoridade policial ratificou a apreensão das aves, determinando o direcionamento delas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres – Cetras SP, para atendimento médico e veterinário.

Em seguida, lavrou boletim de ocorrência por crime ambiental, conforme artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna silvestre e prevê a detenção de seis meses a um ano e multa por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

Tags
Posso ajudar?