A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu 52 veículos por transporte clandestino de passageiros no aeroporto neste ano. O número foi completado com as três apreensões realizadas nesta terça (16) e quarta-feira (17), quando agentes da Inspetoria de Trânsito autuaram e recolheram ao pátio um Chevrolet Spin, um Toyota Yaris e um VW Virtus, todos da cor branca utilizados na prática ilegal.
Os motoristas clandestinos são condutores não cadastrados pelo município para exercer esses serviços, que exigem o cumprimento de regras, requisitos, procedimentos e demais aspectos necessários para sua execução. A ausência dessas condições é um fator de risco em potencial à segurança dos usuários, pois a fiscalização encontra motoristas que nem sequer possuem habilitação, além de veículos sem vistoria e com má conservação.
A GCM de Guarulhos está autorizada pelo decreto 38.001/2021 a fiscalizar, autuar e coibir a prestação do serviço de transporte remunerado. A falta de autorização implica procedimentos administrativos de trânsito, incluindo a remoção ao pátio de recolhimento.