A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhosautuou e removeu nove veículos ao pátio de recolhimento após flagrar condutores na prática de transporte clandestino de passageiros no aeroporto internacional entre sábado (18) e esta quinta-feira (23).
Foram apreendidos os carros VW Voyage branco, Fiat Palio cinza, Hyundai HB20 branco, KIA Cerato prata, Toyota Corolla prata, VW Voyage prata, Chevrolet Spin branco, Hyundai Creta preto e a motocicleta Honda CG 160 preta.
Somente neste ano 79 veículos foram multados e removidos ao pátio pela falta de credenciamento ou de vistorias regulares, além de carteira de habilitação irregular, fatores que submetem os usuários a riscos de segurança e a prejuízos financeiros.
Os agentes da GCM atendem ao decreto 38.001/2021, que regulamenta as ações de fiscalização dos meios de locomoção clandestinos, tais como ônibus, vans e carros de aplicativos no município.
Dispersão
A GCM autuou, na madrugada desta quarta-feira (22), na área de desembarque de passageiros do aeroporto, motoristas de aplicativos que bloqueavam a via.
Os agentes foram acionados pela segurança da concessionária GRU Airport enquanto prestavam serviços de patrulhamento preventivo e fiscalização viária no local. Segundo o apurado, questões relacionadas aos valores por uma das plataformas, pagos por quilômetro rodado, motivaram a manifestação dos prestadores de serviços de transporte por aplicativos.
A intervenção, com o apoio de diversas unidades da GCM, foi necessária para garantir a livre circulação de veículos e passageiros no Terminal 2. Houve uma mediação e, após conversa com os motoristas, a via foi desobstruída, com o trânsito e o fluxo de pessoas retornando à normalidade.