Cidades

GCM de Guarulhos reforça patrulhamento no carnaval e dá dicas de segurança

Todos os blocos de rua do carnaval de Guarulhos contarão com o reforço do patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) a partir deste sábado (11) para garantir uma comemoração tranquila. Desta forma, os agentes pedem a atenção dos foliões às dicas de segurança e ao autocuidado durante as festas para evitar transtornos e inibir a ação de criminosos.
A primeira orientação é levar apenas objetos necessários e intensificar a supervisão constante com os pertences, em especial aparelhos celulares e dinheiro, que devem ser guardados à frente do corpo para evitar furtos, preferencialmente em um bolso frontal ou em pochetes.
Ao levar crianças à brincadeira, procure mantê-las próximas e oriente para que não façam contato com estranhos. É importante ensiná-las a identificar viaturas e agentes de segurança uniformizados para que saibam em quem confiar caso se percam na multidão ou precisem de ajuda.
Além de estragar o clima festivo, brigas em aglomerações podem gerar transtornos coletivos e acidentes graves, machucando pessoas inocentes. “Diga não à violência. O carnaval é uma das manifestações da cultura popular brasileira, é do nosso folclore e deve se desenvolver com alegria e em harmonia. Caso identifique atitudes ou comportamentos inadequados, acione nossos guardas mais próximos ou ligue para o telefone 153”, orienta o comandante da GCM de Guarulhos, Francisco Borotta.
É recomendado que os veículos sejam deixados em casa. No entanto, se o folião for dirigir deve redobrar a atenção ao trânsito, a pedestres e ciclistas, não consumir bebidas alcoólicas e procurar estacionamentos.
Cuidados com a residência durante a viagem
Se o seu carnaval for fora da cidade e a casa ficar desocupada, é indicado que seja feita uma lista com uma série de cuidados de segurança a serem cumpridos antes da viagem: verifique se todas as portas e janelas foram trancadas, avise familiares ou vizinhos de confiança sobre a viagem para que fiquem atentos a qualquer movimentação estranha e evite deixar dinheiro vivo na casa. Ao sair, não coloque o cadeado do portão para o lado de fora, pois pessoas mal intencionadas podem entender que não há ninguém na residência.

A divulgação nas redes sociais também deve ser atenciosa. Evite publicar datas e horários de ida e volta da viagem, cartões de embarque e desembarque, endereço em que vive e bens presentes na residência.

Posso ajudar?