Cidades

GCM e PM confirmam estado de atenção mas atribuem ações a boatos

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) confirmou nesta quinta-feira, 27, a remoção dos ônibus de 62 linhas intermunicipais que operam na cidade de Guarulhos na noite da última quarta-feira, 26, em função do incêndio em um veículo da Empresa de Ônibus Vila Galvão, no Jardim Leblon. Tanto a GCM (Guarda Civil Municipal) quanto a Polícia Militar trabalham em estado de atenção.
 
Apesar da constatação de vandalismo em quatro veículos que operam nos sistema de transporte municipal e intermunicipal que atende a cidade, autoridades de segurança do município apontam os boatos que circulam na rede social como principal motivo da insegurança gerada junto à população guarulhense.
 
Já o secretário municipal de Segurança Pública, João Dárcio, afirma que a GCM está preparada para atuar caso acionada, bem como a Polícia Militar para garantir a segurança da população guarulhense. Ele aponta a rede social como principal mecanismo de propagação de hipóteses sobre atos de violência, o que segundo ele gerou tamanha insegurança.
 
Em contrapartida, a Secretaria de Segurança Pública do Estado afirmou estar atenta para atuar em qualquer ocorrência. No entanto, a Pasta classificou como boatos a sensação de insegurança e que a situação está sob controle. Além disso, ela informa que estariam preparados para atuar caso houvesse algum incidente.
 
Entretanto, a EMTU confirma atos de vandalismo ocorridos em ônibus da linha intermunicipal que tinha como trajeto o Jardim Leblon à Capital, que pertencia a Empresa de Ônibus Vila Galvão. Contudo, a empresa confirmou que 62 linhas sob o seu gerenciamento tiveram o seu itinerário prejudicado na noite da última quarta-feira, 26, e deixaram de atender 15 mil usuários.
 
Para preservar a segurança de passageiros e funcionários, o Consórcio Internorte decidiu recolher todos os veículos das frotas após a ocorrência. A Sala de Situação da Polícia Militar também é avisada pela EMTU em situações similares. Não houve nenhuma vítima e a operação foi retomada normalmente na manhã desta quinta-feira, 27.

Posso ajudar?