Inclusão

GCM e PRF trabalham acordo de cooperação em projeto voltado às pessoas autistas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, por meio da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, desenvolve um acordo de cooperação técnica, o qual é voltado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa partiu de um encontro na segunda-feira (19) do Secretário Márcio Pontes, titular da pasta da Segurança Pública, com os Inspetores da PRF Luciano Midon e Alexandre Figueiredo, equipe que coordena e desenvolve o Projeto “PRF amiga dos autistas”.

A visita técnica fortaleceu o propósito de promover essa integração entre as instituições, com ações de conscientização sobre o TEA, articulando participações em workshops, seminários e capacitações. O projeto da PRF criou eixos de atuação e um cartão de abordagem às pessoas autistas, cujo objetivo é compreender para melhor atender.

O Inspetor Alexandre Figueiredo, que também tem um filho autista, enalteceu o interesse do Secretário Pontes em interagir e realizar projetos semelhantes. “A GCM de Guarulhos é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus serviços, inclusive no âmbito da prevenção. O Pontes, enquanto Inspetor da PRF, já era um visionário defensor das causas inclusivas”, frisou Figueiredo.

A visita tem o aval da direção-geral da PRF em Brasília, que enviou os agentes em missão para São Paulo com a finalidade de elaborar uma pesquisa, processo conhecido como “benchmarking”, que analisa o desempenho das instituições visando um atendimento mais inclusivo e sensível às necessidades das pessoas autistas.

O Secretário Pontes reconheceu a importância da divulgação e adesão ao projeto “PRF amiga dos autistas” com as instituições que trabalham com o TEA. “Esperamos efetivar esse acordo de cooperação técnica ainda este ano. Aqui em Guarulhos temos o menino Bryan, de sete anos, nosso amigo, que junto da sua família temos compartilhado aprendizados, carinho e reciprocidade”, finalizou Pontes.

Tags
Posso ajudar?