A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (19), em sua Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag), o curso de 120 horas-aulas de Capacitação em Patrulhamento Ambiental para 30 agentes das GCMs de Itapeva, itararé, Mairiporã, Poá e Guarulhos, cidades do estado de São Paulo, além de Paranavaí, município do Estado do Paraná. A aula inaugural foi marcada pelo Secretário Márcio Pontes, da pasta da Segurança Pública, e pelo Comandante-Geral Francisco Borotta da GCM de Guarulhos.
O patrulhamento ambiental é uma atividade policial que visa proteger e preservar o meio ambiente, sendo os agentes responsáveis por fiscalizar e combater crimes ambientais em suas cidades, assim como o desmatamento ilegal, caça e pesca predatória, queimadas, poluição dos recursos hídricos e florestas, a venda e tráfico ilegal de animais silvestres, dentre outras ações. A grade curricular, de 19/08 a 06/09/2024, foi organizada pela Efag, em parceria com o Inspetor-Geral Pedro Sarmento Alves, comandante da Inspetoria Ambiental da GCM de Guarulhos, que também é engenheiro ambiental, com especialização na área e em saneamento ambiental.
Os agentes das cidades de Itapeva e Itararé, bem como de Paranavaí, ficarão alojados em dormitórios na Efag, em virtude das distâncias de seus municípios. A capacitação estará a cargo de instrutores da GCM de Guarulhos, sobre educação ambiental e procedimentos nos crimes contra a flora, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), como biólogos e veterinários, tratando sobre o manejo de animais peçonhentos, vegetação nativa da mata atlântica, atuação em resgate de animais silvestres e a legislação pertinente, a Procuradoria o Munícipio com a ministração sobre a tutela constitucional do meio ambiente, a Defesa Civil em aula de geologia e aspectos sobre o meio físico.
Ações da Delegacia de Meio Ambiente (Dicma) e suas interfaces e a perícia criminal serão debatidas e apresentadas aos alunos pelo Dr. Marco Antônio Desgualdo, a GCM de São Paulo encaminhou o também biólogo Ericsson Ferreira para compartilhar conhecimentos sobre dano ambiental e a legislação aplicada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Inspetor Paulo Henrique Demarchi, trará temas como o processo administrativo e penal ambiental e a fiscalização de produto florestal.
Por fim, fechando a grade, que inclui visitas e trilhas monitoradas em unidades de conservação e ao Morro do Nhangussu, a diretora do Departamento de Proteção Animal, Andrea Viegart, falará sobre a proteção e bem-estar animal e o Subtenente Helbis Patrick Tomaz, comandante do Tiro de Guerra de Guarulhos, com orientação e navegação em campanha, a respeito de operações em áreas e terrenos.