Agentes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam na tarde de quinta-feira (1º) um homem foragido da justiça por roubo, com mandado de prisão pendente de cumprimento desde 2016 e que, além disso, estava na prática criminosa de tráfico de entorpecentes na rua Cabuçu, no bairro de mesmo nome.
A equipe deparou com o acusado e outras duas pessoas quando efetuava o patrulhamento preventivo na região. Eles empreenderam fuga ao avistar a viatura, disparando tiros contra a guarnição, que revidou para repelir injusta agressão, atingindo na perna um dos criminosos, que tinha em sua posse duas mochilas com entorpecentes e dinheiro. Os outros dois agressores conseguiram se embrenhar na mata e fugiram.
Os agentes solicitaram apoio e providenciaram o socorro para o acusado, que foi atendido pelo Samu e removido ao Hospital Geral de Guarulhos, onde permaneceu sob escolta. A ocorrência foi apresentada no 2º Distrito Policial, enquanto o local permaneceu preservado pela GCM até a conclusão da perícia executada pela polícia científica.
Os materiais apreendidos na mochila positivaram para 619 embalagens contendo cocaína e outras 332 com maconha, além de 175 reais em dinheiro. Após atendimento médico, o detido foi encaminhado à carceragem do 1º Distrito Policial, onde a autoridade policial, após as oitivas, ratificou a prisão em flagrante e elaborou boletim de ocorrência por captura de foragido por roubo, artigo 157 do Código Penal e por tráfico de entorpecentes, artigo 33 da Lei 11.343/2006.
Além disso, a autoridade policial acrescentou no boletim o artigo 23 do Código Penal, que trata sobre a exclusão de ilicitude, quando não há crime em que o agente responsável pela aplicação da Lei age em legítima defesa. O homem ficou detido e à disposição da Justiça.