Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos prenderam um homem e apreenderam uma máquina retroescavadeira na manhã de quarta-feira (17) por crime ambiental no Jardim Novo Recreio. A equipe em patrulhamento preventivo pela região deparou com a ação criminosa na Avenida Silvestre Pires de Freitas, altura do numeral 4500, em área de preservação ambiental.
No local, uma máquina retroescavadeira sendo operada por um homem, onde fazia movimentação de terra e supressão de mata nativa e desmatamento, porém sem as devidas autorizações e licenças municipais e ambientais. Sendo assim, o homem foi conduzido à Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) e o local foi preservado para perícia.
Após oitivas, a autoridade policial determinou a apreensão da máquina retroescavadeira ao pátio da Polícia Civil e lavrou boletim de ocorrência por crime ambiental, com base no artigo 38 da Lei 9.605/98, por destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente ou utilizá-la com infringência das normas de proteção, cuja pena é de prisão de um a três anos e multa.