Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram nesta segunda-feira (14) uma ave silvestre da espécie carcará com ferimentos graves provocados por linha de pipa na estrada do Saboó, Jardim São João.
A equipe, em atendimento a uma demanda da Central 153, localizou a ave envolta em linha cortante com cerol, a qual provocou um corte profundo em uma das patas. O ferimento estava necrosado e impedia o carcará de voar e buscar alimentos.
Os agentes resgataram a ave e a encaminharam para atendimento veterinário no Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras SP). Os especialistas informaram que, infelizmente, terão que amputar a pata ferida para tentar salvar a vida do carcará. O GCM Maurício Marques, responsável pela equipe que fez o resgate, lamentou mais um caso com linha cortante com cerol. “É muito triste ver uma ave perder a sua vida ou a sua capacidade de voar. Caso ela sobreviva, terá que ficar em cativeiro por causa de uma brincadeira que deveria ser saudável. O uso de linha cortante com cerol ou chilena é crime”, destacou Marques.