Lenda do judô francês, Teddy Riner está na semifinal da categoria até 100kg na Olimpíada de Paris com a vitória sobre Guram Tushishvili, da Geórgia, nesta sexta-feira. A luta ficou marcada por um desentendimento entre os atletas.
O combate começou equilibrado, e Teddy Riner estava pressionado depois de receber a primeira punição. Mas o francês conseguiu um ippon em Guram Tushishvili e conseguiu a classificação às semifinais.
A luta, porém, terminou de forma tensa. Ao cair, Guram Tushishvili levantou o pé e derrubou Teddy Riner. O georgiano ficou encarando o francês e disse algumas palavras até ir para o seu lado do tatame.
Expulso pelo árbitro, Guram Tushishvili deve ser punido e ficar de fora da repescagem pelo bronze. Já Teddy Riner comemorou a classificação com a torcida francesa e na semifinal encara Temur Rakhimov, do Tadjquistão, ainda nesta sexta.
Dono de cinco medalhas olímpicas – três ouros e dois bronzes -, Teddy Riner é um dos maiores vencedores da história do judô. O francês de 35 anos também foi nove vezes o campeão mundial e conquistou cinco vezes o Europeu na modalidade.